MASP

Mauro Restiffe

Avenida Paulista #6, Três Marias, 2017

  • Autor:
    Mauro Restiffe
  • Dados biográficos:
    São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil, 1970
  • Título:
    Avenida Paulista #6, Três Marias
  • Data da obra:
    2017
  • Técnica:
    Fotografia analógica preto e branco, ampliação sobre papel fibra
  • Dimensões:
    24 x 36 cm | 30 x 30 cm | 20 x 30 cm | 20 x 30 cm
  • Aquisição:
    Doação do artista, 2019
  • Designação:
    Múltiplo (fotografia)
  • Número de inventário:
    MASP.10822
  • Créditos da fotografia:
    Mauro Restiffe

TEXTOS



Mauro Restiffe é um artista reconhecido tanto por seus trabalhos fotográficos sobre as cidades e seus diferentes espaços, como sobre a intimidade de sua vida pessoal e familiar. O fotógrafo utiliza a fotografia analógica, tanto colorida quanto em preto e branco, em impressões que revelam a complexidade dos grãos que constituem as imagens. Na série Avenida Paulista, de 2017, comissionada para a exposição no MASP com o mesmo título, o fotógrafo decidiu investigar os espaços internos domésticos na avenida que, originalmente, era marcada sobretudo por casas e edifícios residenciais. Com isso, Restiffe pesquisa os moradores remanescentes da Paulista em seus espaços íntimos e familiares. Utilizando-se do gênero do retrato, durante quatro meses o fotógrafo visitou e fotografou 65 apartamentos, criando uma espécie de mapeamento afetivo dos moradores da avenida. Desenvolvendo alguns polípticos de imagens a partir desses encontros, os conjuntos formam mosaicos narrativos, a partir da relação que foi travada naquela visita. Uma senhora que, altiva, fuma um cigarro diante de uma ampla janela; outra idosa, que havia perdido o marido, junto a seus móveis em estilo barroco em um apartamento fechado e intacto, relembra a época em que o companheiro vivia; sofás com motivos florais, mesas, camas feitas, quadros em estilo moderno; um casal que conversa e toma um café na varanda; uma jovem que, deitada em seu sofá, se agarra a uma almofada e olha singelamente na direção da câmera que a captura. Nesta série, o protagonista é menos o retratado e mais o contexto em que vive, espaço capturado por Restiffe como um cenário teatral ou cinematográfico. O fotógrafo numerou as obras na ordem cronológica em que se deram as visitas, e nomeou-as com o nome do edifício no qual o retratado vivia.

— Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP, 2022



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