MASP

Concertos da Osesp e Visitas ao Acervo MASP

2.10.2019
qua
20h
O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, apresentam a série de concertos OSESP MASP, que combina arte e música no palco do MASP Auditório. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e de exposições temporárias com as composições musicais. A programação deste ano, em cartaz até 4.12, conta com cinco apresentações.

A edição de outubro traz a obra Tarsila do Amaral, Porto I, 1953, Comodato MASP Banco Central, comentada por Paulo de Tarso Salles, que a relaciona às composições Trio no 1 para Flauta, Violoncelo e Piano, de Francisco Mignone, a Ária das Bachianas Brasileiras nº 5 [versão para violoncelo e piano  de William Primrose], e Canto do Cisne Negro [versão para violoncelo e piano], de Heitor Villa-Lobos, os 4 Prelúdios para Piano Solo, de Claudio Santoro, a Sonatina para Flauta e Piano, de Radamés Gnatalli e, por fim, o Trio n. 2 para flauta, violoncelo e piano, de Francisco Mignone, interpretadas pelos Solistas da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Heloisa Meirelles (violoncelo) e Olga Kopylova (piano). 

Paulo de Tarso Salles é pós-doutor em música pela University of California Riverside (2014) e professor do Departamento de Música da ECA/USP, onde trabalha desde 2008.


Confira a programação das próximas edições de Osesp Masp

13.11 QUA
Art String Quartet
Composições de Wolfgang A. Mozart, Aleksandr Borodin

Obra comentada: Alcipe (Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre), Autorretrato, 1787-1790, óleo sobre tela colada sobre painel, 28 x 22 cm, Acervo MASP, doação, Vasco Lima, 1949

Palestrante: Paulo de Tarso Salles, pós-doutor em música pela University of California Riverside (2014) e professor do Departamento de Música da ECA/USP, onde trabalha desde 2008.

4.12 QUA
Coro da Osesp
Regência de Valentina Peleggi e William Coelho
Composições de Hildegard von Bingen, Roxanna Panufnik, Arribo Barnabé, Arvo Pärt, Benjamin Britten, Heitor Villa-Lobos, 

Obra comentada: Maestro del Bigallo, Virgem em majestade com o Menino e dois anjos, circa 1275, têmpera sobre madeira, 118 x 57 cm, Acervo MASP, doação, Pietro Maria Bardi em memória de Lina Bo Bardi, 1992

Palestrante: Lorenzo Mammì, doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, onde é professor de História da Filosofia Medieval. Organizou e publicou ensaios como Volpi (Cosac Naify, 1999) e Carlito Carvalhosa (Cosac Naify, 2000).