MASP

Arte Afrolatinoamericana

Horário
19H30–21H30
Duração do Módulo
ONLINE
21, 26, 28.7 e 2, 4.8.2022
TERÇAS E QUINTAS
5 AULAS
Investimento
PÚBLICO GERAL
5X R$ 48
AMIGO MASP
5X R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Kleber Amancio

O curso tenciona as narrativas comumente produzidas a respeito da negritude no continente latino americano. Por um lado, será apresentada uma variada gama de artistas, movimentos e narrativas, muitas vezes desconhecidos do grande público ou ainda subvalorizados em suas respectivas potências narrativas. De igual modo, será mostrado como essa tensão deve-se, em grande medida, às necessidades políticas de determinados grupos e sujeitos em emplacar uma identidade latino-americana em que a branquitude prevaleça. Buscando recuperar, desta maneira, tanto conexões atinentes à constituição artístico-conceituais das obras assim como determinar, na medida do possível, uma história da circulação desses corpos e a formação de uma rede de pesquisa e colaboração que remonta meados do século 20, diferentemente do que se poderia supor num primeiro momento.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 21.7.2022
Artistas e intelectuais na América Afro-latina

Aula 2 – 26.7.2022
As experiências Afro-brasileiras

Aula 3 – 28.7.2022
Poéticas do invisível

Aula 4 – 2.8.2022
Poéticas do re-existir

Aula 5 – 4.8.2022
Conexões afro-atlânticas
 

Coordenação

Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao CECULT. Líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica. A principal área de pesquisa relaciona-se ao estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.

Conferencistas