MASP

Século 19: de David a Van Gogh

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
18.8 - 8.12.2020
TERÇAS
(17 AULAS)
Investimento
Público geral
5x R$ 294,30*
Amigo MASP
5x R$ 250.15*
*parcelamento apenas em cartão de crédito
Coordenação
Felipe Martinez
Especialistas Convidados
Ana Paula Cavalcanti Simioni
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
Mariana Leme
O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição entre clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 - 18.8.2020
A arte na época da Revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 - 25.8.2020
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.

Aula 3 - 1.9.2020
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.

Aula 4 - 8.9.2020
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.

Aula 5 - 15.9.2020
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.

Aula 6 – 22.9.2020
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.

Aula 7 - 29.9.2020
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Aula 8 – 6.10.2020
Ensino e carreira de mulheres artistas - Conferência com profª Ana Paula Cavalcanti Simioni
A conferência discutirá o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte no ambiente brasileiro e francês dos primeiros anos do século 19. 

Aula 9 – 13.10.2020
O Impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.

Aula 10 – 20.10.2020
Edgar Degas e a vida dos bastidores
Na décima aula, será visto como a carreira e as obras de Edgar Degas são exemplos de uma nova maneira de enquadrar o mundo na modernidade, inspirada na fotografia e buscando a vida dos bastidores.

Aula 11 – 27.10.2020
Mulheres Impressionistas - Conferência com profª Mariana Leme
Na conferência, serão abordadas trajetórias de mulheres ligadas ao Impressionismo, como Berthe Morisot, Mary Cassatt e Eva Gonzalès que desafiaram convenções artísticas e de gênero na segunda metade do século 19.

Aula 12 – 3.11.2020
Toulouse-Lautrec – vidas noturnas
Introdução ao pós-impressionismo e discussão da obra e da vida de Henri de Toulouse-Lautrec.

Aula 13 - 10.11.2020
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 14 – 17.10.2020
A representação das negras e negros na arte do século 19 - Conferência com prof Kleber Antonio de Oliveira Amancio 
No contexto do curso, a conferência vai explorar a presença de artistas negros na história da arte e de que modo sua produção dialoga com o contexto social da época. Destaque para a obra do brasileiro Arthur Timótheo da Costa.

Aula 15 – 24.11.2020
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.

Aula 16 – 1.12.2020
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.

Aula 17 – 8.12.2020
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo. 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Vincent van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, a Casa do Saber e o MASP. Foi professor convidado do curso de Museologia e formação cultural da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã. Também foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), em Haia, e é membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Conferencistas

Ana Paula Cavalcanti Simioni é professora associada do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres artistas, mulheres artistas no Brasil e academicismo e modernismo brasileiros. Foi curadora da exposição Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1830) na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2015.

Kleber Antonio de Oliveira Amancio é professor de História, teoria, crítica e curadoria de arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros na UFRB.

Mariana Leme é curadora e pesquisadora em história da arte. Bacharel em artes visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, desenvolve mestrado na mesma instituição, estudando a relação entre branquitude, cultura visual francesa e a obra de Marie Laurencin. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe do MASP e foi curadora, com Lilia Schwarcz e Julia Bryan-Wilson, da exposição Histórias das mulheres: artistas até 1900, em 2019.