MASP

Edgar Degas: poéticas do movimento

Horário
19h-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
10, 17, 24.2 e 3.3.2021
QUARTAS
(4 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Felipe Martinez
Edgar Degas é um artista de difícil classificação. Sua obra emerge em contexto de grandes transformações na arte ocidental e sua poética é variada, passando pela pintura, pela escultura e até pela fotografia. Dentro do eixo curatorial do MASP em 2020, as Histórias da Dança, este curso pretende fazer um percurso pela obra do artista e por suas relações com a arte de seu tempo, com destaque para suas inovações compositivas e seus temas de bastidores. Além da obra de Degas, também será visto como seus contemporâneos, como Mary Cassatt, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec, se relacionaram com as novas tendências artísticas do final do século 19.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 - 10.2.2021
Degas e o contexto do impressionismo 

Na primeira aula, será visto como Degas se relaciona com as inovações pictóricas de sua época, com destaque para sua relação com nomes como Monet e Mary Cassatt.

Aula 2 - 17.2.2021
Degas escultor 

No segundo encontro, será visto como a produção escultórica de Degas ajuda a moldar uma nova visão de escultura relacionada aos temas da vida moderna e à poética do movimento.

Aula 3 - 24.2.2021
A vida moderna de Degas

O terceiro encontro mostrará como os bastidores de espetáculos de balé e de corridas de cavalo ajudam a entender a produção de Degas no contexto da vida moderna. Comparação com a obra de Toulouse-Lautrec.

Aula 4 - 3.3.2021
Degas e a fotografia 

A última aula vai tratar das aproximações entre obra de Degas e a fotografia e de que modo é possível entender suas pinturas e esculturas em diálogo com técnica surgida nos anos iniciais do século 19.
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Vincent van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, a Casa do Saber e o MASP. Foi professor convidado do curso de museologia e formação cultural da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã. Também foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), em Haia, e é membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Conferencistas