MASP

Hélio Oiticica a Trisha Brown: um percurso sobre corpo, território e liberdade

Horário
19H-21H
Duração do Módulo
ONLINE
18, 25.6 e 2, 9, 16.7.2020
QUINTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Priscyla Gomes
O curso pretende abordar a relação corpo e espaço tendo por base uma série de ações, práticas e atores que marcam a produção artística dos séculos 20 e 21. O período parte da emergência de produções que já não se valem somente do corpo como um tema ou iconografia, mas passam a colocá-lo como centro da prática artística.

As ações performáticas empreendidas por alguns desses artistas muitas vezes lançam-se fora dos limites do museu. Trata-se de um momento em que cidade é eleita como um espaço de reconhecimento e experimentação de diferentes linguagens. Em muitos casos, o percurso por regiões e culturas inexploradas ou invisibilizadas, a deriva e a viagem são instrumentos questionadores de aspectos sociais e políticos relativos aos seus contextos de origem. 

As aulas são fundamentadas pela análise das produções de Trisha Brown, Marina Abramovic, Robert Smithson, Richard Long, Hélio Oiticica, Flávio de Carvalho, Francis Alys, Nan Goldin, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. 

Planos de aulas

Aula 1 – 18.6.2020
Da representação à ação: um breve histórico do corpo em movimento nas artes visuais

Introdução ao corpo em movimento nas artes. A saída do museu: as incursões dadaístas e o reconhecimento urbano. A figura do flâneur. O deslocamento como prática artística. Francis Alys, o flâneur contemporâneo

Aula 2 – 25.6.2020
Corpo e performance: Trisha Brown e Marina Abramovic

A arte se aproxima da vida cotidiana e sai do espaço dos museus. Happenings, ações e concertos. Coreografia, repetição, acaso e limites corpóreos. Walking on the Wall (1971), de Trisha Brown. The Lovers: The Great Wall Walk (1988), de Marina Abramovic e Ulay.

Aula 3 – 2.7.2020
Corpo e paisagem: Robert Smithson e Richard Long 

Land art. A escultura como campo expandido. O artista e a transformação simbólica da paisagem. Efemeridade e rastros.

Aula 4 – 9.7.2020
Corpo e liberdade: Hélio Oiticica e Flávio de Carvalho

O corpo e a vestimenta como analogias com o espaço urbano e o popular. Experiência número 3 (1956), de Flávio de Carvalho e o Parangolé (1965) de Hélio Oiticica.

Aula 5 – 16.7.2020
Corpo, afirmação e sexualidade: Nan Goldin, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

A intimidade, o feminino e a transsexualidade. O corpo marginalizado frente a invisibilização. A expressão do corpo nos ritmos populares brasileiros (o frevo, o brega e a swingueira).
 

Coordenação

Priscyla Gomes é curadora e pesquisadora em artes e arquitetura formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes. Atualmente, é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake e integra seu Núcleo de Pesquisa e Curadoria à frente das pesquisas realizadas e da organização de publicações e materiais complementares. Curou diversas mostras como: Jamais me olharás lá de onde te vejo (2019), com Regina Parra, Éder Oliveira e Virginia de Medeiros; E para que poetas em tempos de pobreza? (2019); Eduardo Berliner: Corpo em muda (2017). Ministrou cursos no Museu da Casa Brasileira (MCB), no Instituto Tomie Ohtake e no Centro pesquisas urbanas.

Conferencistas