Aula 1 - 30.11.2020
Os museus europeus na era dos impérios
O primeiro encontro vai tratar da formação dos grandes museus europeus ao longo do século 19, no contexto do imperialismo. Destaque para o Museu do Louvre e para o British Museum.
Aula 2 - 1.12.2020
A formação do MoMA e das coleções norte-americanas
No segundo encontro, será visto como a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York foi formada durante o século 20. Destaque para a ação de Alfred Barr na construção das narrativas de arte moderna internacional. Também serão abordadas outras coleções de arte moderna nos EUA.
Aula 3 - 2.12.2020
A formação do MASP e dos museus brasileiros
A formação da coleção do MASP, desde os esforços de Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, nas décadas de 1940 e 1950, até as novas obras incorporadas ao acervo no contexto das exposições recentes do museu. Além do MASP, também serão estudadas a constituição do MAM-SP e do MAC-USP dentro do contexto da modernização do país em meados do século 20.
Aula 4 - 3.12.2020
Museus na América Latina
Em comparação com o conteúdo da aula anterior, neste encontro será estudada a história de alguns dos principais museus da América Latina, especialmente no México e na Argentina. Destaque para o Museo Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires.
Aula 5 - 4.12.2020
Museus do século 21
Na última aula, será discutido como os museus de arte têm se comportado no cenário global tendo como guia o complexo arte-arquitetura proposto por Hal Foster e a onda recente de descolonização dos museus.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Vincent van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, a Casa do Saber e o MASP. Foi professor convidado do curso de museologia e formação cultural da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã. Também foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), em Haia, e é membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).