MASP

Métodos de crítica de arte e historiografia feminista

Horário
19h-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
30.11 e 2, 7, 9.12.2020
SEGUNDAS E QUARTAS
(4 aulas)
Investimento
INSCRIÇÕES EM BREVE
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Talita Trizoli
O exercício da prática artística foi historicamente difícil para as mulheres devido às proibições de estudo e os jogos de interdição para o estabelecimento de carreiras. No campo da escrita sobre arte (crítica e história), os esforços também não foram dos mais fáceis. No entanto, a partir da dedicação de algumas autoras e pesquisadoras dessas áreas foi possível identificar os problemas de exclusão de gênero, raça e classe. O curso apresentará algumas das estratégias textuais e argumentativas utilizadas por historiadoras e críticas de arte (em sua maioria) mulheres, comprometidas com as questões feministas. 

A partir de leituras críticas e contextualizadas dos ensaios e artigos, como, por exemplo, o inaugural Por que não houveram grandes artistas de Linda Nochlin, passando por bell hooks Art on my mind e The poetics of the soul: art for everyone, até as trocas entre Janet Wolf e Aruna D’Souza sobre a figura da flâneuse, serão apontadas as ausências e silêncios no sistema das artes em relação as mulheres artistas, mas também as relações estabelecidas dessas autoras com a agenda feminista, e o desafio em pensar e elaborar propostas de interpretação e exibição de trabalhos de mulheres a partir da perspectiva de crítica cultural dos feminismos.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 - 30.11.2020
Fundações teóricas: Linda Nochlin, Lucy Lippard e Griselda Pollock

Alguns textos e autoras são incontornáveis para se conhecer a questão feministas nas artes, e mesmo para entender os desdobramentos atuais. Nesse encontro, serão discutidas peças centrais dos primeiros movimentos de contato do feminismo com as artes visuais.

Aula 2 - 2.12.2020
Crítica e política: Heloísa Buarque de Hollanda, Nelly Richard, Estrella de Diego 

Pensar sobre feminismos e arte é pensar sobre arte e política. A partir das três autoras a serem abordadas nesta aula, será verificado como cada uma, em contextos e tempos diferentes, lidaram com as pautas feministas e o entorno político.

Aula 3 – 7.12.2020
Revendo as grandes narrativas: Ana Paula Cavalcanti Simioni, Fabienne Dumont e Andrea Giunta

As práticas revisionistas da história da arte foram e ainda são estratégias fundamentais para o enfrentamento das normas do canône e sua ampliação. Tomando a produção das autoras citadas, será possível analisar suas estratégias e escolhas estéticas dentro da proposta feminista de revisão das grandes narrativas. 

Aula 4 - 9.12.2020
O Outro é também o Eu: Xabier Arakistain, bell hooks, Aruna D’Souza e Miguel Lopez

Pensar pluralmente os envolvimentos da arte com as vertentes feministas é abrir-se para a contribuição de várias vozes e contextos. Nessa última aula, alunos irão discutir as ações de interseccionalidade com outros movimentos sociais no campo da crítica de arte.
 

Coordenação

Talita Trizoli é pós-doutoranda do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e investiga crítica de arte por mulheres no Brasil. É doutora em educação e mestra em estética e história da arte, com pesquisa na área de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, e atividades de crítica de arte, investigação, curadoria e ensino, sendo sua pesquisa referência para os estudos de arte e gênero no Brasil. Foi curadora da exposição O vazio do cheio de Julia Milward em 2019, co-curadora da exposição Iminência de Tragédia, contemplada pelo projeto FUNARTE Conexão e Circulação 2016, e é coordenadora do grupo de estudos Vozes Agudas, do Ateliê 397 e do Prêmio Vozes Agudas para mulheres artistas.

Conferencistas