MASP

A iconografia das "mulheres fortes"

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
2, 3, 4, 5, e 6.8.2021
SEGUNDA À SEXTA
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Juliana Ferrari Guide
As fontes históricas da Antiguidade e a tradição do Velho Testamento legaram às artes as histórias de muitas mulheres notáveis, como é o caso de Cleópatra, Lucrécia, Suzana, Judite e Tomíris. Muitas pinturas, esculturas e textos foram produzidos em âmbito renascentista e barroco sobre estas figuras, com ênfases variadas nos possíveis sentidos eróticos, religiosos, moralizantes e políticos de suas trajetórias. No curso serão estudadas as iconografias dessas "mulheres fortes" – assim nomeadas do século 17 em diante – a partir de obras de artistas italianos, entre eles mulheres artistas como Artemisia Gentileschi e Lavinia Fontana.  Inevitável, portanto, que seja abordada uma questão hoje bastante debatida pela historiografia: há especificidades importantes na representação dessas personagens quando as artistas são mulheres? O percurso de cada aula partirá sempre das primeiras representações visuais e fontes textuais sobre cada personagem, tendo como foco a compreensão dos temas na pintura barroca italiana. Ao final de cada aula, haverá um pequeno comentário acerca dos rumos da representação de cada heroína entre o século 18 e a contemporaneidade. 

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 - 2.8.2021
Susana: a esposa casta do Velho Testamento e a Justiça Divina

Susana é uma jovem casada que aparece em algumas versões do livro de Daniel. Abordada por dois anciãos ao banhar-se, ela resiste ao assédio e é acusada por eles de adultério. Do período tardo-antigo à pintura de Pellegrini, alunos irão acompanhar sua representação por meio de obras de Pinturicchio, Lotto, Tintoretto, Allori, Reni, Carracci, Rubens e Artemisia Gentileschi, entre outros.

Aula 2 - 3.8.2021
Lucrécia: o suicídio da matrona virtuosa e a queda da Monarquia Romana 

O suicídio de Lucrécia, depois de violada por Sexto Tarquínio, filho do rei, marca o início da República Romana, em 509 a.C. Serão abordados os vários sentidos da sua história, das fontes antigas à enorme popularidade do tema na pintura italiana renascentista e barroca, passando por obras de Botticelli, Lippi, Sodoma, Francia, Lotto, Tiziano, Parmigianino, Veronese e Reni, entre outros. 
  
Aula 3 - 4.8.2021
Cleópatra: política, suicídio e erotismo   

Muitas cenas da rainha egípcia Cleópatra foram representadas em obras de períodos variados. Além de uma visão panorâmica da iconografia antiga, a partir de moedas, relevos e outras obras, os participantes irão trabalhar com a iconografia moderna de Cleópatra a partir dessas cenas, passando por obras de Piero di Cosimo, Michelangelo, Tiepolo, Pietro da Cortona, Artemisia Gentileschi, Reni e Cagnacci, entre outros.

Aula 4 - 5.8.2021
Judite: decapitar para salvar a cidade

O Velho Testamento apresenta a viúva Judite na ocasião em que sua cidade está sitiada. Após dias de cerco, ela desorganiza a invasão iminente ao seduzir e decapitar Holofernes, o grande general inimigo. Alunos irão percorrer a prolífica produção visual sobre o tema desde a Idade Média e seus sentidos, sobretudo religiosos e políticos, passando por obras de Donatello, Botticelli, Ghirlandaio, Mantegna, Michelangelo, Giorgione, Tintoretto, Lavinia Fontana, Rubens, Caravaggio e Artemisia Gentileschi. 

Aula 5 - 6.8.2021
Tomíris: rainha, bárbara e vingativa  

Segundo Heródoto, Tomíris, rainha dos masságetas, organizou a resistência de seu povo à invasão de Ciro, rei dos persas, então derrotado e morto por ela. Será observado como a iconografia de Tomíris varia na ênfase dada ao seu caráter ou à ferocidade do seu feito, resvalando por vezes no erotismo, por meio de obras de Andrea del Castagno, Rubens, Mattia Pretti, Luca da Reggio e Pellegrini.
 

Coordenação

Juliana Guide é mestra em estudos da tradição clássica, na linha de pesquisa em história da arte pela Unicamp, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da Antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.

Conferencistas