Aula 1 – 18.8.2021
Moderno, modernismo e modernidade: introduções
Algumas questões sobre histórias e historiografias em arte. Século 19 em pauta: as revoluções industriais e o contexto imperialista. As possíveis definições de moderno, modernismo e modernidade. A importância das Exposições Universais como modelo expositivo e para disseminação de modos de vida.
Aula 2 – 25.8.2021
A transformação do papel social do artista no mundo industrial
Circuito artístico: quem é e o que faz o artista no mundo capitalista industrial? Qual sua formação? A produção de Arts and Crafts e Art Nouveau. A invenção da fotografia e do cinema e a reinvenção da pintura: uma outra epistemologia. As práticas de representação e a recepção crítica. Análise de obras: examinando as características modernas do impressionismo e do pós-impressionismo em relação ao academismo e seus pressupostos.
Aula 3 – 1.9.2021
O interesse pelo "primitivo"
O interesse pelo “primitivo”, seu caráter anticapitalista e anti-urbano. A pintura alemã expressionista do final do século 19 e o fauvismo: entre máscaras africanas e naturezas mortas. Os museus etnográficos. A natureza do moderno e seu avesso colonial.
Aula 4 – 8.9.2021
Conferência com Alecsandra Mathias
A iconografia das mulheres e homens negros no século 19.
Aula 5 – 15.9.2021
Estetização do mundo e politização da arte: vanguardas históricas
O moderno e o novo. A educação do artista do século 20: Bauhaus e Vkhutemas, De Stijl. Algumas produções das vanguardas históricas. Duchamp e influências na produção artística contemporânea. As experiências expositivas das vanguardas.
Aula 6 – 22.9.2021
Vanguardas e experimentação artística e expositiva
Vanguardas latino-americanas e panorama crítico da produção modernista. A Semana de Arte de 22. Antropofagia a partir de Oswald de Andrade: estratégias para pensar relações coloniais.
Aula 7 – 29.9.2021
Estetização do mundo e politização da arte: o nazismo e as exposições de Arte Degenerada
Os pressupostos da arte nazista e o ataque ao modernismo nas exposições de “arte degenerada”.
Aula 8 – 6.10.2021
A fundação do MoMA-NY e os museus de arte moderna
A fundação do Museum of Modern Art - Nova York e suas diretrizes. A influência político-cultural da instituição no Brasil. Museus modernos no Brasil: MASP, MAM-SP, MAM-RJ, MAC-USP.
Aula 9 – 13.10.2021
Produção artística e em design na Europa e Estados Unidos
Retomada da pintura após a Segunda Guerra Mundial. A importância da produção em design como propaganda cultural. Documenta de Kassel e as exposições de Good Design. O papel da Bienal de São Paulo. Consumo e arte pop: o impacto da guerra na sociedade europeia. Pintura e outras linguagens em diálogo com a indústria cultural. O efeito Duchamp: consumo, reprodução e crise da autoria na arte pop.
Aula 10 – 20.10.2021
Os anos 1960 e 1970: práticas processuais, documentais, de protesto e consumo
América latina em contexto ditatorial. Corpo, espaço, ideias e contexto como motor das práticas. Panorama de exposições paradigmáticas do período: museu como laboratório. O espólio das vanguardas históricas e a teoria da vanguarda. Situacionismo, fluxus. Desmaterialização do objeto.
Aula 11 – 27.10.2021
Conferência com Caroline Schroeder
Arte e censura no Brasil.
Aula 12 – 3.11.2021
Cultura juvenil, arte e curadoria independente
A produção artística de e para jovens. Origens da curadoria contemporânea em circuito norte-americano, europeu e brasileiro. O papel das mulheres na curadoria do período.
Aula 13 – 10.11.2021
Moderno e pós-moderno: multiculturalismos a partir do impacto da globalização
Arte e feminismo
Moderno e pós-moderno: multiculturalismos a partir do impacto da globalização. A fotografia e o museu contemporâneo. Crítica ao modernismo: contra a originalidade e autenticidade. Arte contemporânea e Duchamp. Práticas pós-modernas: citação e apropriação. Arte e feminismo desde os anos 1970. Experiências expositivas e artísticas.
Aula 14 – 17.11.2021
Exposições e práticas artísticas e as políticas de identidade
Globalização: em discussão, a identidade. Exposições e práticas artísticas e as políticas de identidade: Bienal de Havana (1984) e Magiciens de la Terre (1989). As revisões historiográficas sobre as práticas artísticas. Museus em contexto global: experiências.
Aula 15 – 24.11.2021
O que significa descolonizar os museus?
Panorama do debate pós-colonial e as experiências artísticas e curatoriais no sentido de descolonizar/decolonizar exposições.
Aula 16 – 1.12.2021
Conferência com Denilson Baniwa
Debate identitário na arte e em exposições.
Aula 17 – 8.12.2021
Exposições paradigmáticas em contexto internacional
Exposições paradigmáticas em contexto internacional: bienais e bienalização. Museus modernos e museus contemporâneos. A crítica aos modelos modernos de exibição e as possibilidades contemporâneas. O debate descolonial/decolonial.
Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em educação: história e filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da USP (2020). É docente e pesquisadora na pós-graduação em design da Universidade Anhembi Morumbi. Coeditou, com Lisette Lagnado, a publicação Marcelina (2008-2012). Curadora de Contra o estado das coisas – anos 70, na Galeria Jaqueline Martins (2014), de Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, 2016) e Especular, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018. Participou, em 2015, do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall). Publicou, com Fabio Cypriano, o livro Histórias das exposições: casos exemplares, pela EDUC (2016). Autora de The body and the opus as a witness of times, sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em The feminist avant-garde. Art of the 1970s, 2017. Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros!, Artsoul, entre outras. Realizou, em 2019, a exposição Comigo ninguém pode, coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins.