MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • EXPOSIÇÃO
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos

30.6 – 7.9.2023

COMPARTILHE

Esta é a segunda de duas exposições dedicadas ao Comodato MASP Landmann, com 906 peças que chegaram ao Museu em 2016 e aqui permanecerão até 2026. Ao longo de mais de cinco décadas, Oscar e Edith Landmann reuniram uma das mais representativas coleções de arte pré-colombiana do Brasil. Abrangendo objetos produzidos entre 1600 a.C. e o século 16, atribuídos a 35 “culturas arqueológicas”, o comodato preserva peças chavin, vicus, nasca, mochica, recuay, chimu, inca e outras provenientes dos atuais territórios do Equador, do Peru, da Colômbia, da Venezuela, do Panamá, do México, do Brasil e de países caribenhos. A primeira exposição foi dedicada aos tecidos, e esta apresenta 718 exemplares feitos em cerâmica, metal, madeira, pedra, osso e concha, além de plumas, fibras e pigmentos vegetais ou minerais.

As peças foram agrupadas a partir da proximidade de suas características estilísticas. Se, por um lado, não podemos estabelecer relações diretas entre esses conjuntos materiais e a identidade de um povo ou de uma etnia, as assinaturas visuais e tecnológicas dos objetos nos permitem inferir sobre algumas fronteiras históricas e temporais, que refletem processos de interação, de disputas e de trocas entre os antigos ameríndios, cujas histórias são pouco conhecidas pelos brasileiros.

A difusão do conhecimento sobre as populações ameríndias vem se ampliando a partir de iniciativas de museus e de outras instituições do campo das artes, preocupados em incorporar os olhares indígenas em suas narrativas. Nesse sentido, ao apresentar o potencial das coleções arqueológicas para a investigação científica e para o reconhecimento da ancestralidade do continente americano, a mostra incorpora o olhar criterioso dos colecionadores, que se mantiveram atentos aos objetos selecionados e a suas histórias, uma característica marcante do Comodato MASP Landmann.

A mostra integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas. Este ano a programação também inclui mostras de Carmézia Emiliano, MAHKU, Paul Gauguin, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além da grande coletiva Histórias indígenas.

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos é curada por Marcia Arcuri, curadora-adjunta de arte pré-colombiana, MASP, com assistência de Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP.
 

Acessibilidade

Clique para acessar o conteúdo da exposição em fonte ampliada

VISTAS DA EXPOSIÇÃO

Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus Foto: Isabella Matheus

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP