O Centro de Pesquisa do MASP teve início em 1977, no 30º aniversário do Museu, quando Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi doaram sua coleção de livros. Desde então, tem como objetivo catalogar, preservar e oferecer acesso a publicações de artes a pesquisadores e interessados.
Atualmente possui um dos principais acervos especializado do Brasil, com mais de 68 mil volumes entre livros, livros raros, catálogos, teses e periódicos sobre arte, arquitetura, design, moda, estética e história. Parte desta coleção pode ser pesquisada no catálogo online.
No acervo, destaca-se a coleção de mais de 3 mil títulos de periódicos e boletins de museus nacionais e estrangeiros, dentre eles O Cruzeiro, Habitat, Mirante das Artes, Gazette des Beaux Arts, além de 464 obras raras sobre arquitetura e arte.
Na década de 1990, foram incorporados à biblioteca os arquivos da instituição, formando a Biblioteca e Centro de Documentação. São documentos produzidos e coletados durante as atividades do museu, organizados da seguinte forma:
Arquivo Histórico-documental: É composto por documentos relacionados às atividades do museu ao longo de sua história, além dos arquivos de Assis Chateaubriand.
Arquivo Fotográfico: Comporta imagens de exposições e eventos realizados ou relacionados ao museu desde sua criação.
Arquivo de Referência: Formado pelos dossiês de pesquisa, organizados por artistas e Instituições nacionais e internacionais, não relacionados diretamente aos eventos do museu.
Todos os acervos e arquivos estão disponíveis para consulta, mediante agendamento prévio. Para consultar as obras raras é preciso um termo específico de autorização.
Para agendar uma consulta, escreva para biblioteca@masp.org.br
A CMPC acredita na força transformadora da arte. Por isso, apoia diversas iniciativas culturais, como o Centro de Pesquisas do MASP. Uma iniciativa que ajuda a preservar livros e materiais raros, criando um ambiente ideal para a conservação da memória de diversos autores e para o convívio do público com suas obras.
A Biblioteca e Centro de Pesquisa possui bancos de dados na rede local que possibilitam o acesso aos seus diversos acervos:
ARQUIVO HISTÓRICO DO MASP
Base de documentos históricos de mais de 50 anos de atividades do Museu.
LIVROS E CATÁLOGOS
Base de livros, catálogos de exposição, teses, analíticas de periódicos e obras raras já catalogados (também disponível na Internet).
REVISTAS E BOLETINS
Base das coleções de revistas e boletins de museus.
ARTIGOS DE PERIÓDICOS
Base de artigos de periódicos sobre arte e artistas.
ARTISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS
Base com pesquisa de nome de artista adotado e dados biográ cos sucintos de artistas nacionais e estrangeiros.
Selecione abaixo o tipo de pesquisa.
O designer, arquiteto e pintor italiano, Roberto Sambonet (Vercelli, 1924 – Milão, 1995) contribuiu ativamente nos primeiros anos do MASP (1948-1953). Além de participar dasatividades do Instituto de Arte Contemporânea na década de 1950, foi responsável pelo primeiro cartaz de divulgação das atividades do museu em 1948. A coleção de cartazes históricos das exposições do MASP está disponível para consulta, mediante agendamento.
O projeto Preservação e Difusão das Imagens Históricas das Exposições do MASP do Fotógrafo Luiz Sadaki Hossaka, nanciado pelo edital Proac 02/2014 de Preservação de Acervos Museológicos, irá preservar, conservar, catalogar e digitalizar cerca de 27.000 imagens. A coleção produzida por Luiz Hossaka, composta por negativos, diapositivos, fotolitos e fotogra as em papel, documentou as exposições, os eventos, as obras de arte e o cotidiano do museu.
Aluno do curso de desenho industrial do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) na década de 1950, tornou-se amigo do casal Bardi. Foi convidado a trabalhar no MASP por Pietro Maria Bardi, montando exposições. No museu, aprendeu a ser fotógrafo. Hossaka contou que passava tanto tempo no laboratório de fotogra a que Bardi certa vez disse que ele “deveria saber mexer nisso” (O Estado de S. Paulo, 9.11.2009). Sua produção fotográ ca abrange importantes registros do MASP, como a construção do prédio da avenida Paulista, na década de 1960, e diversas exposições. Entre elas, destacam-se Cinquentenário de 22, Exposição Kitsch, Rubens Gerchman, Expo-documento: Repassos e Carrancas do Rio São Francisco.
Os registros documentam as montagens das mostras, as expogra as, a reação dos visitantes e detalhes das obras. As imagens do edifício são captadas em diversos ângulos e são recorrentes em seu trabalho. Pioneiro na técnica de fotogra a de obras de arte, formou diversos fotógrafos nessa prática, até então pouco conhecida no meio. Foram encontrados, em sua coleção, registros do cotidiano do museu, de sua relação com os companheiros de trabalho, com os artistas, e fotogra as da paisagem urbana. Entre 1975 e 1976, Hossaka produziu um ensaio sobre a cidade de São Paulo, registrando seu crescimento desordenado, as periferias, a região central, o caos urbano e a enorme riqueza humana. Parte dessas imagens foi utilizada na mostra Grande São Paulo, no MASP, em 1976.
Este projeto irá conservar esses registros e disponibilizá-los para o público. Os originais serão preservados e catalogados em banco de dados. Essas ações visam resguardar a memória do museu e do fotógrafo, reconhecendo e divulgando a importância de sua obra.
Nasceu na cidade de Birigui, São Paulo, no ano de 1928 e faleceu em São Paulo em 2009. Na década de 1950 iniciou sua trajetória no MASP como aluno de desenho do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), que até então funcionava no museu. Amigo de Lina Bo e Pietro Maria Bardi, realizou diversas atividades na instituição. “(...) Teve uma época em que eu era até secretário dos cursos do museu. A gente ia descobrindo como fazia as coisas (...)” Fonte: O Estado de S. Paulo, 2009.
A partir da década de 1960 iniciou sua carreira de fotógrafo. “(...) Eu passava tanto tempo no laboratório de fotogra a que um dia o Bardi me perguntou: ‘Você deve saber mexer nisso, vamos mandar o laboratorista embora para economizar um dinheiro’ “. Nesta função, registrou as atividades do MASP, além de realizar as reproduções fotográ cas das obras de arte, sendo um dos primeiros especialistas dessa técnica no Brasil.
Documentou muitas exposições no MASP e organizou algumas mostras, como História em quadrinhos e comunicação de massa, em 1971, e A Grande São Paulo, em 1976, na qual foi responsável por diversas fotogra as expostas. Luiz Hossaka também intermediou relações institucionais entre Brasil e Japão, que resultaram em diversas mostras da coleção do acervo MASP e trouxeram mostras de artistas japoneses.
Foi homenageado em 2010 pela coleção Pirelli – MASP (do qual foi membro do Conselho Deliberativo) com a exposição de alguns de seus trabalhos autorais.