Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.
Este curso se propõe a analisar criticamente políticas de memória contemporâneas por meio do estudo de práticas estético-políticas não-normativas nas artes brasileiras. Partindo de arquivos e proposições artísticas sexo e gênero dissidentes enquanto ferramentas para a desconstrução de dinâmicas de disciplina e controle dos corpos, serão abordadas potencialidades contra-hegemônicas para contar outras histórias de gênero e sexualidade.
Quais narrativas são apresentadas por indígenas e quilombolas quando as pessoas se dedicam a ouvi-las? Depois de ouvi-las, o que cabe ao Estado, à sociedade, às ciências e aos museus na tarefa efetiva da descolonização?
O curso oferece ferramentas para compreender o cenário de práticas expositivas e curatoriais de forma crítica. Elenca origens dos campos das histórias das exposições e da crítica curatorial, seus termos, padrões de operação, autores e textos que configuram o território. Dessa forma, questiona-se a categoria exposição, buscando analisar suas materialidades em contexto da experiência colonial/moderna.