MASP

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Carolina Caycedo, 'Erica Malunguinho, Minha linhagem feminina brasileira de luta', da série 'Genealogia da luta', 2018-19, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição 'Histórias

Outras histórias da sexualidade: memórias invisibilizadas e arquivos dissidentes

com Guilherme Altmayer
12.5-9.6.2021 | ONLINE
19h-21h

Este curso se propõe a analisar criticamente políticas de memória contemporâneas por meio do estudo de práticas estético-políticas não-normativas nas artes brasileiras. Partindo de arquivos e proposições artísticas sexo e gênero dissidentes enquanto ferramentas para a desconstrução de dinâmicas de disciplina e controle dos corpos, serão abordadas potencialidades contra-hegemônicas para contar outras histórias de gênero e sexualidade. 

Djanira da Motta e Silva, 'Vendedora de flores', 1947, acervo MASP, doação Orandi Momesso, 2015

Narrativas plurais: caminhos indígenas, quilombolas e afro-diaspóricos para a descolonização

com David Ribeiro
6.5-3.6.2021 | ONLINE
19h-21h

Quais narrativas são apresentadas por indígenas e quilombolas quando as pessoas se dedicam a ouvi-las? Depois de ouvi-las, o que cabe ao Estado, à sociedade, às ciências e aos museus na tarefa efetiva da descolonização?

Vista do carrossel de Carlos Blanc e Maria Helena Chartuni no Vão Livre do MASP, década de 1970. Foto: Luiz Hossaka

Histórias das exposições e crítica curatorial

com Mirtes Marins de Oliveira
6.5-3.6.2021 | ONLINE
19h-21h

O curso oferece ferramentas para compreender o cenário de práticas expositivas e curatoriais de forma crítica. Elenca origens dos campos das histórias das exposições e da crítica curatorial, seus termos, padrões de operação, autores e textos que configuram o território. Dessa forma, questiona-se a categoria exposição, buscando analisar suas materialidades em contexto da experiência colonial/moderna. 

Anteriores