MASP

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Vista do 'Acervo em Transformação', 2016, foto Eduardo Ortega

Breve história dos museus e de suas coleções

com Felipe Martinez
30.11-4.12.2020 | ONLINE
16h-18h

A história da arte é também uma história dos museus e de suas coleções. Tendo isso em vista, este curso pretende fazer um panorama histórico dos principais museus de arte do Brasil e do exterior, levando em conta os aspectos econômicos e sociais da constituição de seus acervos. Será visto como os museus contribuem para a o entendimento que cada época tem da arte e dos artistas e como o olhar do público foi influenciado pela maneira de expor e classificar obras de arte em instituições museológicas. Entre as instituições abordadas ao longo do curso estão o MASP, o MoMA, o Museu do Louvre, o MAM-SP e o MAC USP.

Ana Mazzei e Regina Parra, 'Ofelia', 2018, acervo MASP, doação das artistas, no contexto da exposição 'Histórias das mulheres, histórias feministas', 2019

Métodos de crítica de arte e historiografia feminista

com Talita Trizoli
30.11-9.12.2020 | ONLINE
19h-21h30

A partir da discussão de alguns textos, como o inaugural Por que não houveram grandes artistas de Linda Nochlin, passando por bell hooks Art on my mind até as trocas entre Janet Wolf e Aruna D’Souza sobre a figura da flâneuse, serão analisadas as estratégias e metodologias utilizadas para enfrentar as barreiras de inserção das mulheres no mundo das artes, e quais soluções são possíveis.

Arthur Omar, 'A menina dos olhos', da série Antropologia da face gloriosa, 1973-1997, acervo MASP, doação Pirelli, 1999

Corpos e fantasmas na fotografia brasileira

com Veronica Stigger
26.11-10.12.2020 | ONLINE
19h-21h

Neste curso, pretende-se examinar um conjunto abrangente de fotografias modernas e contemporâneas brasileiras tendo como fio condutor as noções de fantasma e corpo. Vamos abordar obras de artistas como Mário de Andrade, Jorge de Lima, Boris Kossoy, Fernando Lemos, Geraldo de Barros, Claudia Andujar, Iole de Freitas, Gretta Sarfaty, Vera Chaves Barcellos, Márcia Xavier, Eduardo Viveiros de Castro, Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Alair Gomes e Hudinilson Júnior.

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), 'São Francisco de Paula', 1760-80, acervo MASP, doação Pirelli, 1999

Uma introdução à história da cultura visual no Brasil

com Giancarlo Hannud
17.11-3.12.2020 | ONLINE
19h-21h

Com um olhar panorâmico sobre o desenvolvimento da cultura visual no Brasil, o curso terá como base os materiais disponíveis e as formas como eles foram trabalhados por artistas, artesãos e construtores. O objetivo será identificar um imaginário específico do território, assim como características de uma cultura artística local, passando pela produção de construtores e artífices coloniais, viajantes europeus, mestres acadêmicos, e por temas como o embate figuração x abstração, a institucionalização da arte popular nas décadas de 1950 e 1960 e, ainda, as experimentações de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Capa de 'Ain’t I a Woman? A Midwest Newspaper of Women’s Liberation', v. 1, n. 1, 26.6.1970 - jornal publicado entre 1970 e 1974 em Iowa City, Estados Unidos, acervo MASP

Escritos para liberdade: imagens e autobiografias de escravizados

com Rafael Domingos Oliveira
15.10-13.11.2020 | ONLINE
19h-21h

Com base em autobiografias de pessoas negras escravizadas, publicadas entre fins do século 18 e ao longo do século 19, o curso discutirá produções escritas e visuais que conectam trajetórias afro-diaspóricas. O objetivo é possibilitar outros olhares para temas recorrentes da historiografia sobre escravidão, liberdade e abolicionismo. Ao longo das aulas, a produção iconográfica que se relaciona com a escrita autobiográfica no contexto da escravidão será apresentada e mediada. 

Trisha Brown e Dianne Madden performando 'Set And Reset', 1983, arquivo Jack Mitchell, coleção Craig Highberger, Senoia, Geórgia, Estados Unidos

Museus, danças e artes visuais nos séculos 20 e 21

com Júlia Abs
14.10-11.11.2020 | ONLINE
19h-21h

O curso apresentará uma reflexão sobre as histórias da dança e das artes visuais com base em deslocamentos de tempo, geografia e campos do saber, ao aproximar coreografias e imagens que apresentam temas e problemáticas comuns, caso de Isadora Duncan e Jérôme Bel; Yvonne Rainer, Simone Forti e Robert Morris; Boris Charmatz, Tino Sehgal, Anne Imhof e Xavier Le Roy, e artistas que compõem o eixo curatorial do MASP em 2020 com exposições individuais. 
 

Anteriores