MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas na arte moderna
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Estudos Críticos

Estudos Críticos
Lina Bo Bardi Estudo preliminar - Esculturas praticáveis do Belvedere do Museu de Arte Trianon, 1968

Criação de livro-origami

1, 2, 3 e 4.09.2025
SEGUNDA a QUINTA
19H - 21H
PRESENCIAL

Como transformar um museu em um livro coletivo?
Este curso convida os participantes a criarem zines — livros-origami artesanais — que registrem, de forma visual e autoral, a história e o cotidiano do MASP. No primeiro bloco, o grupo terá acesso aos arquivos e espaços do museu para investigar documentos, obras e experiências, registrando percepções por meio de colagens, fotos, desenhos ou textos.
No segundo, esses materiais darão origem a uma coleção de zines, produzidos em oficina, impressos e organizados em estojos. Cada participante levará para casa um exemplar, e a publicação será também arquivada no MASP e apresentada em uma pequena exposição coletiva.

Saiba Mais
Rubem Valentim, Emblema logotipo poético de cultura Afro-Brasileira - n° 8, 1976, acervo MASP

Rubem Valentim: obra, história e arquivo

16, 23, 30.09 e 07.10
TERÇAS
19h - 21h
4 AULAS
ONLINE

Este curso introduz a trajetória do artista Rubem Valentim, com foco em seu projeto para um centro cultural em Brasília e na relevância contemporânea de seu arquivo no MASP. Em duas aulas, dialogaremos com sua obra, sua atuação entre Bahia e Brasília e as ideias culturais que marcaram sua produção. A aula extra, conduzida por equipe do Centro de Pesquisa, exemplifica os procedimentos profissionais de guarda, organização e digitalização de acervos. Público aberto a todos, sem pré-requisitos.

Saiba Mais
Diego Rivera, O carregador, 1944

Arte e política na América Latina

8, 15, 22 e 29.09.2025
SEGUNDAS
19h - 21h
ONLINE

Este curso propõe uma leitura crítica da arte latino-americana a partir de dois eixos históricos: a arte como força revolucionária (1940–1970) e a arte como forma de resistência (1970–1990). A partir da análise de obras, documentos e práticas coletivas, investigaremos como artistas e movimentos criaram linguagens visuais engajadas com a transformação social, articulando desejos artísticos e políticos, disputando narrativas históricas e elaborando estratégias de sobrevivência sob regimes autoritários. A proposta é pensar a arte como espaço de imaginação política, percorrendo os diversos projetos de emancipação que marcaram a produção artística na América Latina ao longo do século 20.

Saiba Mais
Diego Rivera, Os semeadores, 1947, acervo MASP

América Latina: arte e resistência

13, 20, 27.10 e 03.11.2025
SEGUNDAS
19h - 21h
ONLINE

Este curso propõe uma leitura crítica da arte latino-americana a partir de dois eixos históricos: a arte como força revolucionária (1940–1970) e a arte como forma de resistência (1970–1990). A partir da análise de obras, documentos e práticas coletivas, investigaremos como artistas e movimentos criaram linguagens visuais engajadas com a transformação social, articulando desejos artísticos e políticos, disputando narrativas históricas e elaborando estratégias de sobrevivência sob regimes autoritários. A proposta é pensar a arte como espaço de imaginação política, percorrendo os diversos projetos de emancipação que marcaram a produção artística na América Latina ao longo do século 20.

Saiba Mais
Frans Krajcberg, A flor do mangue, 1921, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)

A ecologia na arte brasileira

09,16, 23 e 30.09.2025
TERÇAS
4 AULAS
19H30-21H30
ONLINE

Este curso apresenta um panorama da arte e ecologia no Brasil a partir da década de 1960, examinando seus fundamentos modernos e a forma como a questão se desenvolve no contexto artístico brasileiro. Ao longo dos encontros, serão analisadas obras de expoentes no debate ecológico brasileiro (como Roberto Burle Marx, Roberto Evangelista e Frans Krajcberg) e movimentos de artistas engajados em causas ambientais nas décadas de 1970 e 1980, refletindo sobre a reformulação de práticas artísticas a partir da questão ecológica. Também serão abordadas as novas práticas artísticas que surgiram do diálogo com cosmologias indígenas e a Ecologia Política.    

Saiba Mais

Anteriores

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP