MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Vista panorâmica do Acervo em Transformação, MASP, 2023. Foto: Eduardo Ortega

Introdução ao Design de Exposições e à Crítica Curatorial

COM Mirtes Marins de Oliveira
3 – 31.5.2023 | PRESENCIAL
19H – 21H

O curso tem por objeto o ambiente expositivo em suas possíveis dimensões (comercial, cultural, de entretenimento, entre outras), apresentado de forma panorâmica e considerando o marco histórico que define o campo do Design de Exposições. Campo que se configura a partir da pesquisa, conceituação, curadoria, planejamento espacial da disposição dos elementos selecionados em elaboração narrativa e os possíveis acessos dos diferentes públicos. Como parte dessa aproximação, pretende-se exercitar a crítica curatorial, fornecendo e discutindo ferramentas que possam colaborar para interpretações e avaliações de mostras por meio de visitação aos espaços do MASP. 
 

Detanico Lain l Walter Rodrigues, Corpo e roupa, 2020, acervo MASP, doação dos artistas, coleção MASP Renner, 2020

O corpo utópico: moda, gêneros e sexualidades

Com Brunno Almeida Maia
5.4 – 10.5.2023 | ONLINE
19h – 21h30

Quais as possíveis relações entre o conceito de moda com as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, as identidades e expressões de gêneros e as sexualidades na cultura ocidental? Partindo de uma vasta bibliografia da Teoria de Moda, da filosofia, das artes e da sociologia, o curso investiga os processos históricos das generificações dos corpos e das vestimentas na moda. No conteúdo programático, além da análise e reflexão crítica a partir da Moda na sociedade de corte à modernidade dos séculos 19 e 20, da constituição da cultura da feminilidade pela vestimenta, do modernismo para o guarda-roupa-feminino proposto por Paul Poiret, Coco Chanel, Madeleine Vionnet, Jean Patou, Elsa Schiaparelli e o surrealismo francês, compreender como o contemporâneo - na leitura da teoria queer – propõe nas diversas expressões de gêneros da vestimenta uma “estética da existência”.
 

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502, acervo MASP

Histórias da arte – o Renascimento de Giotto a Tintoretto

ONLINE
20.3 – 10.7.2023
SEGUNDAS
(16 AULAS)

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais da época, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. 
 

Vincent van Gogh, O escolar (O filho do carteiro - Gamin au Képi), 1888, acervo MASP

Histórias da arte – Século 19: de David a Van Gogh

ONLINE
21.3 – 11.7.2023
TERÇAS
(16 AULAS)

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne, passando por nomes como Ingres, Delacroix, Monet, van Gogh e Lautrec.
 

Arthur Timotheo da Costa, O menino, 1917, acervo MASP

Histórias da arte – Arte no Brasil

ONLINE
29.3 – 5.7.2023
QUARTAS
(15 AULAS)

Por meio de uma bibliografia transdisciplinar, o curso possibilitará a construção de uma narrativa diversa e atenta às diversidades dos grupos sociais e dos movimentos artísticos e seus impactos hodiernos. 
 

Michael Wesely, Pinacoteca MASP (4.8. - 21.11.2015) (II), 2015

Histórias da arte – Moderna e Contemporânea

ONLINE
23.3 – 13.7.2023
QUINTAS
(16 AULAS)

O curso tem por objeto a produção artística e expositiva a partir da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da apresentação de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões não só de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. Almeja-se, idealmente, que cada uma das aulas possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos posteriores.
 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.

Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.