MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

Arthur Timotheo da Costa, Retrato de menino, 1908, acervo MASP

Histórias da arte – Arte no Brasil

com Kleber Amancio
10.3 – 30.6.2022 | ONLINE
19H30 – 21h30

O curso tem como propósito oferecer uma visão panorâmica da História da Arte brasileira. Serão apresentados artistas e movimentos, seu impacto no mundo das artes e nas discussões que auxiliaram na organização da vida política nacional, sempre a partir de uma perspectiva crítica, que se debruçará a respeito dos cânones históricos, sua constituição e impactos na vida nacional. Para isso lançaremos mão de uma bibliografia transdisciplinar, que nos possibilitará a construção de uma narrativa diversa e atenta às diversidades dos grupos sociais e dos movimentos artísticos e seus impactos hodiernos.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Sofonisba Anguissola, Self-Portrait, sem data Panel, 13,2 cm (diâmetro), Foundation Custodia, Collection Frits Lugt, Paris, crédito: Pascal Faligo

Mulheres artistas dos séculos 16 e 17

Com Juliana Ferrari Guide
25, 26, 27 e 28.7.2022 | ONLINE
19H30–21H30

O curso propõe o estudo de cinco artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi. A cada aula, a vida e a obra destas mulheres serão discutidas, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas.

Rosana Paulino, A permanência das estruturas, 2017, acervo MASP, doação Fernando Abdalla e Camila Abdalla, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018

Arte Afrolatinoamericana

Com Kleber Amancio
21, 26, 28.7 e 2, 4.8.2022 | ONLINE
19H30–21H30

O curso oferece uma visão panorâmica da História da arte afrolatinoamericana, onde serão apresentados artistas, movimentos e conexões de uma história a se fazer. Trata-se de uma narrativa que, por muito tempo, foi sumariamente silenciada e que sobreviveu às margens de uma história que se queria universal, eurocentrada e normatizante. Nesse percurso serão investigados como, a despeito dos sucessivos movimentos de cerceamento, esses sujeitos conseguiram sobreviver, se conectar e produzir narrativas insurgentes.

Lyz Parayzo, Bixinha, 2018, acervo MASP, Doação da artista, no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Tecnologia na arte: da digitalização de acervos aos NFTs

Com Thiago Carrapatoso
19, 21, 26, 28.7 e 2.8.2022 | ONLINE
16H–18H

O mundo da arte foi pego de surpresa pela popularidade de trabalhos em NFT e se viu obrigado a entender o que as tecnologias poderiam trazer para a área. Nas manchetes, porém, o tema era apenas as especulações financeiras feitas com os trabalhos em NFT. Pouco é dito sobre a tecnologia em si e o que ela pode trazer para sociedade. O que mais a tecnologia de blockchain pode trazer para instituições de arte? A partir de uma análise dos setores museológico, artístico, tecnológico e societário, discutiremos como a tecnologia é recebida no setor e também os meandros dos projetos que tem blockchain como base.

 

Carla Zaccagnini, Elementos de beleza: um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá, 2014, acervo MASP

Introdução às histórias das exposições

Com Mirtes Marins de Oliveira
18–22.7.2022 | ONLINE
19H–21H

O curso oferece ferramentas que podem colaborar para a compreensão do cenário de práticas expositivas e curatoriais de forma crítica. Elenca origens dos campos das histórias das exposições e da crítica curatorial, seus termos, padrões de operação, autores e textos que configuram o território. Dessa forma, questiona-se a categoria exposição, buscando analisar suas materialidades em contexto da experiência colonial/moderna. Dessa perspectiva, serão analisadas as propostas expositivas de Lina Bo Bardi, algumas experiências realizadas no MASP da Avenida Paulista, assim como outras, produzidas por diversas instituições e autores.

Carmézia Emiliano, Aprendendo, 2020, acervo MASP

Saberes afro-brasileiros e indígenas na escola

Com Clarissa Suzuki
18–22.7.2022 | ONLINE
19H–21H

O curso apontará reflexões sobre a decolonialidade presente na educação e nas artes, por meio das formulações de conhecimento provenientes das experiências vividas com os saberes afro-brasileiros e indígenas no contexto escolar e em diversos territórios do país. Orientado por projetos que compreendem a educação como ferramenta emancipatória e que a reconhecem como campo fértil para enfrentar a colonialidade e as violências decorrentes dela, o curso partirá do pressuposto de que os estudos e as ações que possibilitam outras compreensões e insurgências das histórias e das memórias excluídas pelo projeto civilizatório moderno/colonial são formas de descolonizar currículos e assumir uma educação antirracista.

ESTUDOS
CRÍTICOS

Em diferentes dias da semana, de modo presencial ou on-line, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos Críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 8 horas, ou quatro aulas de duas horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

Tarsila do Amaral, Autorretrato com vestido laranja, 1921, comodato MASP Banco Central.

MODA, MODERNIDADE E MODERNISMO NA SEMANA DE ARTE DE 22

com Brunno Almeida Maia
14 – 30.6.2022 | ONLINE
19h – 21h30

O curso tem como perspectiva a análise da apropriação da moda como pertencimento e distinção no casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, a modernização da metrópole de São Paulo, e a emergência de uma cultura do consumo e da sociabilidade no período, as influências dos modos de vestir nos artistas da Semana de Arte de 22, e seus diálogos com os movimentos modernistas – futurismo italiano, fauvismo e o dadaísmo – que propuseram à época “roupas de artistas”.

Partindo do movimento de 22, o curso refaz as origens dos modos de vestir no Brasil de 1500 ao século 19, as influências europeias, da diáspora negra e dos povos originários, e a subjetivação desses indivíduos pelo europeu por meio do conceito de “colonização da aparência”. 

 

Eustáquio Neves, Sem título, da série Memória Black Maria, 1995, acervo MASP, doação Pirelli, 1996.

Palavra, corpo e imaginário: artes pretas e conflitos estéticos no Brasil

com Allan da Rosa
6.6 – 4.7.2022 | ONLINE
19H30 – 22H

O curso traça relações entre literatura, artes plásticas e jogos de corpo. Serão esmiuçados os fundamentos estilísticos, poéticos e políticos africanos e afro-brasileiros, comparando-os aos ditames oficiais brasileiros e das escolas alinhadas a matrizes coloniais europeias. Para isso, o curso iniciará com as cismas ancestrais, dilemas contemporâneos e obras que atravessam ciclos temporais, atentos a dissonâncias, mesclas e revides pulsantes nas artes negras, bem como serão estudadas as possibilidades conceituais do que seja estética, considerando forma, contexto, cosmossensibilidade e expressão.

 

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa integral, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.

Todos os inscritos que não forem contemplados com a bolsa integral terão direito a um desconto de 50% no valor do curso escolhido. Os benefícios serão concedidos às pessoas que comprovarem, mediante a apresentação de holerite atualizado, o vínculo docente na rede pública.