MASP

Masp
Escola

Parte do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, realizada nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, os cursos apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

O MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

Atualmente, são oferecidos quatro módulos de curso: Histórias da arte, Estudos críticos, Cursos vespertinos e Cursos de férias, com bolsas para professores da rede pública. Para um contato direto, escreva para escola@masp.org.br.

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.
As próximas edições dos cursos de Histórias da arte tem início em março e agosto de 2020.

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Edgar Degas, 'Bailarina de catorze anos', 1880, acervo MASP, doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954

Edgar Degas: poéticas do movimento

com Felipe Martinez
12-26.2 E 5.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Edgar Degas é um artista de difícil classificação. Sua obra emerge em contexto de grandes transformações na arte ocidental e sua poética é variada, passando pela pintura, pela escultura e até pela fotografia. Dentro do eixo curatorial do MASP em 2020, as Histórias da Dança, este curso pretende fazer um percurso pela obra do artista e por suas relações com a arte de seu tempo, com destaque para suas inovações compositivas e seus temas de bastidores. Além da obra de Degas, também será visto como seus contemporâneos, como Mary Cassatt, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec, se relacionaram com as novas tendências artísticas do final do século 19.

Edgar Degas, 'Bailarina de catorze anos', 1880, acervo MASP, doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954

Edgar Degas: poéticas do movimento

com Felipe Martinez
10-23.2 E 3.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Edgar Degas é um artista de difícil classificação. Sua obra emerge em contexto de grandes transformações na arte ocidental e sua poética é variada, passando pela pintura, pela escultura e até pela fotografia. Dentro do eixo curatorial do MASP em 2020, as Histórias da Dança, este curso pretende fazer um percurso pela obra do artista e por suas relações com a arte de seu tempo, com destaque para suas inovações compositivas e seus temas de bastidores. Além da obra de Degas, também será visto como seus contemporâneos, como Mary Cassatt, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec, se relacionaram com as novas tendências artísticas do final do século 19.

Lucia Laguna, 'Paisagem n. 114 (MASP)', 2018, acervo MASP, doação da artista, 2018

Leituras da arte do Brasil na coleção do MASP

com Luiza Interlenghi
8-22.2 E 1-8.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Pelo exercício do olhar e com o apoio de conceitos históricos; desde os estudos decoloniais à crítica institucional (museu formador de visões de mundo), temas como a paisagem, retratos, ritos, serão debatidos e aguçados a cada aula. Diante dos dilemas da arte e da sociedade no Brasil, o curso pretende contribuir com a formação, o acesso e a compreensão dessas obras, iluminar diferenças quanto à tradição eurocêntrica e observar sua presença transformadora no museu.

Foto da instalação/performance de Ana Mazzei e Regina Parra, 'Ofelia', 2018, acervo MASP, doação das artistas no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Laboratório de prática de escrita em arte

com Fernanda Lopes
2-25.2.2021 | ONLINE
19h-21h

Este curso tem como objetivo discutir as funções e tipologias de textos no campo das artes visuais, além de estimular a prática de cada uma dessas escritas. Serão abordados textos produzidos na prática da crítica e da curadoria como textos curatoriais de exposições, textos auxiliares, legendas, release e crítica para jornal, revista ou web. As aulas são estruturadas a partir de uma dinâmica de grupo de estudos, com a leitura e discussão coletiva dos textos feitos pelos alunos a cada encontro

Aldo A de Souza Lima, 'Origem', sem data, acervo MASP, comodato MASP Foto Cine Clube Bandeirante

A arte no Brasil e suas historiografias

com Ivair Reinaldim
1-12.2.2021 | ONLINE
19h-21h

O curso propõe uma experiência de reflexão, debate e troca acerca dos modos de escrita histórica da arte no Brasil, com base em uma perspectiva do “agora” (espaço e tempo). Os conteúdos apresentados não estão fixos nem presos aos entendimentos já cristalizados, mas em trânsito, de modo a ser elaborada continuamente uma relação “prática”, e não abstrata, com o tempo. Como mote, coloca-se a seguinte questão: ao reiterar, rasurar ou conceber narrativas do passado no presente, que contribuições são feitas para as práticas futuras da arte no Brasil?

Foto da instalação/performance de Ana Mazzei e Regina Parra, 'Ofelia', 2018, acervo MASP, doação das artistas no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Laboratório de prática de escrita em arte

com Fernanda Lopes
1-24.2.2021 | ONLINE
16h-18h

Este curso tem como objetivo discutir as funções e tipologias de textos no campo das artes visuais, além de estimular a prática de cada uma dessas escritas. Serão abordados textos produzidos na prática da crítica e da curadoria como textos curatoriais de exposições, textos auxiliares, legendas, release e crítica para jornal, revista ou web. As aulas são estruturadas a partir de uma dinâmica de grupo de estudos, com a leitura e discussão coletiva dos textos feitos pelos alunos a cada encontro

Marcela Cantuária, 'Maternidade compulsória', 2016, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição 'Histórias das mulheres, histórias feministas', 2019

Feminismos em trânsito: narrativas e estéticas na arte latino-americana

com Anelise Valls
1-5.3.2021 | ONLINE
18h30-20h30

O curso propõe reflexões sobre as produções artísticas e teorias críticas feministas na América Latina de 1970 a 2020. Com base nas noções de corporeidade e identidade femininas, serão analisadas as produções de artistas como Cecilia Vicuña, Regina José Galindo, Victoria Santa Cruz, Mónica Mayer, María Evelia Marmolejo, Anna Maria Maiolino e de coletivos como Mujeres Publicas, Mujeres Creando e Las Tesis. 

ESTUDOS
CRÍTICOS

Nas noites de quinta-feira, o MASP Escola oferece os cursos de Estudos críticos, módulo que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. Cada curso tem duração mínima de 12 horas, ou quatro aulas de três horas cada uma.
De programa intensivo, o módulo se pretende um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. 
A matrícula pode ser feita de maneira independente em cada um dos cursos.

CURSOS
VESPERTINOS

Os Cursos vespertinos têm entre seis e oito aulas semanais, numa duração de cerca de dois meses. O programa oferece um estudo aprofundado sobre temas apresentados nas conferências do módulo Histórias da arte, como arte brasileira, escultura grega, escolas artísticas e arte ameríndia nas Américas. 

BOLSAS PARA
PROFESSORES

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.

A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastro disponível através da opção "Solicitação de bolsas para professores" na página de cada curso.