MASP

ARTE E DESCOLONIZAÇÃO: MASP AFTERALL

Arte e descolonização é um projeto de longo prazo realizado em conjunto pelo MASP e pelo Afterall - centro de pesquisa e publicação da University of the Arts de Londres dedicado à arte contemporânea e suas histórias. A parceria pretende investigar o surgimento de novas práticas artísticas e curatoriais que explicitamente questionam e criticam os legados coloniais na produção, curadoria e crítica de arte, através de seminários e publicações.

O primeiro seminário sobre Arte e Descolonização aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro de 2018. Participaram: Luciana Ballestrin, Bambi Ceuppens, Esther Gabara, Julieta González, Lewis R. Gordon, Yaiza Hernández Velázquez, Candice Hopkins, Nelson Maldonado-Torres, Estefanía Peñafiel Loaiza, Elizabeth A. Povinelli, Suely Rolnik, Shela Sheikh e Rolando Vázquez.

O segundo seminário ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro de 2019 e participaram: Jota Mombaça, Gabi Ngcobo, Wanda Nanibush, Nana Adusei-Poku, Robert Aldrich, Kailani Polzak, Pedro de Niemeyer Cesarino, Rosane Borges, Lea Van der Vinde, Lilia Moritz Schwarcz, Luiz Felipe de Alencastro e Marz Saffore. Os encontros estão disponíveis na íntegra no canal do MASP no Youtube.

Em 2020, MASP e Afterall realizarão um terceiro seminário e publicarão uma antologia com contribuições de todos os palestrantes, além de textos de referência sobre descolonização e arte. Nesta página estão os ensaios escritos especialmente para o projeto e, em breve, novos textos serão adicionados.

MASP Afterall