O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas, e acontecem em três sábados por semestre, online ou presencialmente, com as palestras de pessoas convidadas sempre disponibilizadas no canal do MASP no YouTube.
Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da Ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
As datas e temas dos encontros são:
5.4. Educação para o clima: gênero, justiça social e sustentabilidade (presencial)
17.5. A Terra em luta: ativismos e relações ambientais (presencial)
14.6. Águas, terras e memórias (online)
16.8. Espaços marcados por comunidades resilientes (presencial)
4.10. Histórias da Ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)
Para mais informações, escreva para professores@masp.org.br
Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.
O último encontro retoma o debate realizado ao longo do ano à luz das questões levantadas pela exposição coletiva Histórias da ecologia. O termo “ecologia” foi escolhido em detrimento do termo “natureza”, compreendendo o humano como parte de um ecossistema complexo e não separado ou hierarquicamente superior a ele. Proposições como a re_criação de um inventário pedagógico coletivo, ações de reflorestamento e soberania alimentar e uma introdução às concepções africanas e afro-brasileiras de energias vitais sagradas serão apresentadas por Clarissa Suzuki, Jera Guarani e Vagner Gonçalves da Silva, seguida por uma visita à exposição que dá título ao encontro, conduzida por André Mesquita e Isabella Rjeille.