MASP

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

Edgar Degas, 'Bailarina de catorze anos', 1880, acervo MASP, doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954

Edgar Degas: poéticas do movimento

com Felipe Martinez
12-26.2 E 5.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Edgar Degas é um artista de difícil classificação. Sua obra emerge em contexto de grandes transformações na arte ocidental e sua poética é variada, passando pela pintura, pela escultura e até pela fotografia. Dentro do eixo curatorial do MASP em 2020, as Histórias da Dança, este curso pretende fazer um percurso pela obra do artista e por suas relações com a arte de seu tempo, com destaque para suas inovações compositivas e seus temas de bastidores. Além da obra de Degas, também será visto como seus contemporâneos, como Mary Cassatt, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec, se relacionaram com as novas tendências artísticas do final do século 19.

Edgar Degas, 'Bailarina de catorze anos', 1880, acervo MASP, doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954

Edgar Degas: poéticas do movimento

com Felipe Martinez
10-23.2 E 3.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Edgar Degas é um artista de difícil classificação. Sua obra emerge em contexto de grandes transformações na arte ocidental e sua poética é variada, passando pela pintura, pela escultura e até pela fotografia. Dentro do eixo curatorial do MASP em 2020, as Histórias da Dança, este curso pretende fazer um percurso pela obra do artista e por suas relações com a arte de seu tempo, com destaque para suas inovações compositivas e seus temas de bastidores. Além da obra de Degas, também será visto como seus contemporâneos, como Mary Cassatt, Claude Monet e Henri de Toulouse-Lautrec, se relacionaram com as novas tendências artísticas do final do século 19.

Lucia Laguna, 'Paisagem n. 114 (MASP)', 2018, acervo MASP, doação da artista, 2018

Leituras da arte do Brasil na coleção do MASP

com Luiza Interlenghi
8-22.2 E 1-8.3.2021 | ONLINE
19h-21h30

Pelo exercício do olhar e com o apoio de conceitos históricos; desde os estudos decoloniais à crítica institucional (museu formador de visões de mundo), temas como a paisagem, retratos, ritos, serão debatidos e aguçados a cada aula. Diante dos dilemas da arte e da sociedade no Brasil, o curso pretende contribuir com a formação, o acesso e a compreensão dessas obras, iluminar diferenças quanto à tradição eurocêntrica e observar sua presença transformadora no museu.

Foto da instalação/performance de Ana Mazzei e Regina Parra, 'Ofelia', 2018, acervo MASP, doação das artistas no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Laboratório de prática de escrita em arte

com Fernanda Lopes
2-25.2.2021 | ONLINE
19h-21h

Este curso tem como objetivo discutir as funções e tipologias de textos no campo das artes visuais, além de estimular a prática de cada uma dessas escritas. Serão abordados textos produzidos na prática da crítica e da curadoria como textos curatoriais de exposições, textos auxiliares, legendas, release e crítica para jornal, revista ou web. As aulas são estruturadas a partir de uma dinâmica de grupo de estudos, com a leitura e discussão coletiva dos textos feitos pelos alunos a cada encontro

Aldo A de Souza Lima, 'Origem', sem data, acervo MASP, comodato MASP Foto Cine Clube Bandeirante

A arte no Brasil e suas historiografias

com Ivair Reinaldim
1-12.2.2021 | ONLINE
19h-21h

O curso propõe uma experiência de reflexão, debate e troca acerca dos modos de escrita histórica da arte no Brasil, com base em uma perspectiva do “agora” (espaço e tempo). Os conteúdos apresentados não estão fixos nem presos aos entendimentos já cristalizados, mas em trânsito, de modo a ser elaborada continuamente uma relação “prática”, e não abstrata, com o tempo. Como mote, coloca-se a seguinte questão: ao reiterar, rasurar ou conceber narrativas do passado no presente, que contribuições são feitas para as práticas futuras da arte no Brasil?

Foto da instalação/performance de Ana Mazzei e Regina Parra, 'Ofelia', 2018, acervo MASP, doação das artistas no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas, 2019

Laboratório de prática de escrita em arte

com Fernanda Lopes
1-24.2.2021 | ONLINE
16h-18h

Este curso tem como objetivo discutir as funções e tipologias de textos no campo das artes visuais, além de estimular a prática de cada uma dessas escritas. Serão abordados textos produzidos na prática da crítica e da curadoria como textos curatoriais de exposições, textos auxiliares, legendas, release e crítica para jornal, revista ou web. As aulas são estruturadas a partir de uma dinâmica de grupo de estudos, com a leitura e discussão coletiva dos textos feitos pelos alunos a cada encontro

Marcela Cantuária, 'Maternidade compulsória', 2016, acervo MASP, doação da artista, no contexto da exposição 'Histórias das mulheres, histórias feministas', 2019

Feminismos em trânsito: narrativas e estéticas na arte latino-americana

com Anelise Valls
1-5.3.2021 | ONLINE
18h30-20h30

O curso propõe reflexões sobre as produções artísticas e teorias críticas feministas na América Latina de 1970 a 2020. Com base nas noções de corporeidade e identidade femininas, serão analisadas as produções de artistas como Cecilia Vicuña, Regina José Galindo, Victoria Santa Cruz, Mónica Mayer, María Evelia Marmolejo, Anna Maria Maiolino e de coletivos como Mujeres Publicas, Mujeres Creando e Las Tesis. 

Anteriores