MASP

CURSOS
DE FÉRIAS

O MASP Escola não para nos meses de fevereiro e julho. Menores, os cursos de férias são indicados para quem tem interesse em um curso rápido e intensivo. As aulas tratam de temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições.

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE PELO ACERVO DO MASP

com Felipe Martinez
14-18.2.2022 | ONLINE
19h-21h

Muitas histórias da arte podem ser contadas pelo acervo do MASP. Nele, é possível encontrar obras de períodos e estilos diversos, que vão de grandes nomes da tradição até expoentes da produção contemporânea. Desde que a coleção do museu começou a ser montada em meados do século passado, o acervo do MASP tem passado por transformações que buscam aproximar a história da arte do público e pensar os rumos da produção atual. 

O CORPO UTÓPICO: MODA, GÊNEROS E SEXUALIDADES

com Brunno Almeida Maia
8-17.2.2022 | ONLINE
19h-21h30

O objetivo deste curso é expor e refletir criticamente sobre o conceito de moda, suas características sociais, políticas, culturais e econômicas entrelaçadas com a noção de corpo, identidades e expressões de gêneros e as sexualidades - do século 15 ao contemporâneo.

A ORIGEM DO MUSEU, DA CRÍTICA E DA CURADORIA

com Daniel Jablonski
2-18.2.2022 | ONLINE
16h-18h

O curso propõe retraçar alguns dos caminhos, por vezes complementares, por vezes contraditórios, que levaram ao estabelecimento do museu, da crítica e da curadoria de arte. Tal mergulho no tempo, atravessando diferentes períodos e segmentos das artes visuais, permite levantar questões prementes, como quem decide o que vale ou não vale ser mostrado? 

A INVENÇÃO DA "ARTE PRIMITIVA" E DO "PRIMITIVISMO" NA ARTE E NAS EXPOSIÇÕES MODERNAS

com Mirtes Marins de Oliveira
1-10.2.2022 | ONLINE
19h-21h

O curso tem por objeto a produção artística e expositiva modernista em diálogo e/ou alinhada ao categorizado pelos ocidentais como "arte primitiva" e "primitivismo".

INTRODUÇÃO AO BARROCO: EUROPA, AMÉRICA E BRASIL

com Juliana Ferrari Guide
31.1-9.2.2022 | ONLINE
19h-21h

O próprio uso do termo “Barroco” dá margem a inúmeras discussões de sentido, cronologia e localização sobre as quais raramente há consensos inequívocos. Partindo de sua expressão na arquitetura, pintura e escultura em Roma e na Península Itálica, o curso também aborda a Península Ibérica e dois casos da América Latina: o Peru e o México.

Anteriores