MASP

Acervo
MASP

O MASP é considerado hoje o Museu de arte mais importante do Hemisfério Sul, com cerca de 10.000 peças, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a Antiguidade até o século 21, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas, entre outros.


Além de nomes do acervo europeu – com obras de Rafael, Ingres, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso –, fazem parte desse conjunto peças de outras culturas, como o par de guerreiros chineses e a escultura da divindade africana Exu. Entre os brasileiros, há trabalhos de Maria Auxiliadora, Agostinho Batista de Freitas, Albino Braz, José Antônio da Silva e Rafael Borjes de Oliveira, artistas autodidatas que atuavam fora do circuito tradicional da arte e da academia, e frequentemente são deixados de lado na história da arte. Este grupo ajuda a construir um panorama mais amplo e diverso da cultura brasileira, ao lado dos já reconhecidos Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Victor Meirelles.


Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o acervo do Museu vem sendo enriquecido e ampliado por meio de doações de pessoas físicas e de parcerias com empresas e instituições.


Estamos em constante processo de revisão e ampliação dos registros do acervo do MASP para torná-lo acessível online. Até este momento, temos um recorte de pouco mais de 2 mil obras da coleção, que podem ser consultadas no website do museu. Você gostaria de nos enviar alguma informação adicional, relatar um erro ou sugerir uma melhoria na linguagem abordada? Por favor escreva para acervo@masp.org.br.