MASP

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.
As próximas edições dos cursos de Histórias da arte tem início em março e agosto de 2020.

Antônio Parreiras, 'Iracema', 1909, doação, Ministro Correia e Castro, 1947

Violência sexual e literatura

19.6-17.7.2020
19H-21H
CURSO ONLINE

À medida que o feminismo se impõe como ferramenta incontornável de compreensão da sociedade, a maneira como a sexualidade e os gêneros humanos são concebidos é transformada, através de um processo de desnaturalização de práticas e narrativas. Essa transformação começa finalmente a afetar as leituras de obras do nosso idioma, se fazendo presente também na maneira como se dá essa ressignificação. A proposta desse curso é analisar fragmentos literários que retratam cenas de sexo e de violência sexual à luz de discussões feministas e apontar caminhos que vêm sendo construídos pela crítica literária para discutir essas representações.

Hélio Oiticica a Trisha Brown: um percurso sobre corpo, território e liberdade

18.6-16.7.2020
19H-21H
CURSO ONLINE

O curso pretende abordar a relação corpo e espaço tendo por base uma série de ações, práticas e atores que marcam a produção artística dos séculos 20 e 21. O recorte parte de produções que elegeram o corpo como centro da prática artística. Por intermédio de ações performáticas e de experimentações de diferentes linguagens, artistas lançam-se fora dos limites do museu elegendo a cidade como um espaço de reconhecimento e exploração.

Hans Günter Flieg, 'Museu de arte de São Paulo', 1969

Introdução à arquitetura moderna brasileira

17.6-15.7.2020
19H-21H
CURSO ONLINE

Este curso contará uma breve história da arquitetura moderna no Brasil. Pretende-se abordar as diferenças entre as experiências pioneiras de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, a consolidação internacional sustentada na figura de Oscar Niemeyer e a pluralidade da arquitetura praticada pelos imigrantes em São Paulo – com foco para a arquiteta do MASP, Lina Bo Bardi. Uma aula será dedicada à Brasília e a subsequente, de encerramento, aborda as tensões no cenário nacional através de figuras chave da chamada ‘escola paulista’: Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. 

Sofonisba Anguissola, 'Self-portrait' [Autorretrato], sem data, Acervo Fondation Custodia

Mulheres artistas nos séculos 16 e 17

16.6-14.7.2020
15H-17H
CURSO ONLINE

Na esteira da exposição História das mulheres: artistas até 1900 que aconteceu no MASP, entre agosto e novembro de 2019, e em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso  propõe o estudo de seis artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi e Giovanna Garzoni. A cada aula, serão discutidas a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas.

Tarsila do Amaral, 'Composição (Figura só)', 1930, Comodato MASP Ronaldo Cezar Coelho

Uma história da arte no Brasil – de Tarsila a Bárbara

15.6-13.7.2020
19H-21H
CURSO ONLINE

Este curso apresentará uma introdução à história da arte brasileira, criando um diálogo com obras da coleção do MASP. Será abordado o modernismo no Brasil, na Semana de Arte Moderna de 1922 e o impacto da abstração na arte brasileira. Também serão observados os movimentos Concreto e Neoconcreto, a participação do espectador e as relações entre arte e sociedade nos anos 1990 e 2000. Pretende contribuir para o entendimento do modo como a arte brasileira contribui para se formar uma opinião própria sobre visão da cultura.

Pierre-Auguste Renoir, 'Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers' (detalhe), 1881, doação O povo de São Paulo, 1952

Introdução à História da arte pelo Acervo do MASP

15.5-12.6
15h-17h
CURSO ONLINE

Este curso contará uma breve história da arte pela coleção do MASP, percorrendo obras consagradas como a Ressurreição de Cristo (1499-1502), de Rafael, e O Escolar (1888), de Vincent van Gogh, e também a produção contemporânea de artistas presentes em exposições recentes, como Histórias Afro-Atlânticas e Histórias Feministas: artistas depois de 2000. As aulas serão baseadas nas obras presentes no acervo do museu, mostrando a versatilidade e a riqueza de sua coleção.

Vincent van Gogh, A Arlesiana, 1888, doação Evaristo Fernandes, Alfredo Ferreira, Walther Moreira Salles, Fúlvio Morganti, Ricardo Jafet, Carlos Rocha Faria, J. Silvério de Souza Guise, Assis

Introdução à História da arte pelo Acervo do MASP

14.5-11.6
19h-21h
CURSO ONLINE

Este curso contará uma breve história da arte pela coleção do MASP, percorrendo obras consagradas como a Ressurreição de Cristo (1499-1502), de Rafael, e O Escolar (1888), de Vincent van Gogh, e também a produção contemporânea de artistas presentes em exposições recentes, como Histórias Afro-Atlânticas e Histórias Feministas: artistas depois de 2000. As aulas serão baseadas nas obras presentes no acervo do museu, mostrando a versatilidade e a riqueza de sua coleção.

Paul Gauguin, 'Pobre pescador', 1896, acervo MASP; Iorubá, 'Exu', Sem data, acervo MASP

Moderna e contemporânea

15.4-1.7.2020
19h30-21h30
curso online

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos.

Eugène Delacroix, 'O verão - Diana surpreendida por Acteão', 1856 - 1863, acervo MASP; Vincent van Gogh, 'O escolar (O filho do carteiro - Gamin au Képi)', 1888, acervo MASP

século 19: de David a Van Gogh

14.4-7.7.2020
19h30-21h30
curso online

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna.

Rafael, 'Ressurreição de Cristo', 1499 - 1502, acervo MASP; Hieronymus Bosch, 'As tentações de santo Antão', circa 1500, acervo MASP

Renascimento: Giotto a Tintoretto

13.4-29.6.2020
19h30-21h30
curso online

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais do período, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.

Anteriores