MASP

HISTÓRIAS
DA ARTE

Os cursos de Histórias da arte são semestrais. O módulo conta com três programas diferentes de aulas, independentes e complementares. Juntos, os três cursos cobrem um arco histórico que se estende do século 14 ao 21.
Em comum, eles compartilham o estudo de histórias abertas, plurais e diversas, que englobam uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Por isso o módulo tem como nome “histórias” e não “história” da arte.
Com média de dezesseis aulas, cada curso é ministrado por um professor especializado, que, por sua vez, convida outros especialistas para proferir conferências ao longo do semestre. Um formato que garante, ao mesmo tempo, o aprofundamento de temas específicos e a pluralidade de vozes.
Dessa forma, os interessados têm acesso a um panorama mais abrangente de abordagens e métodos de crítica, mediação e interpretação da produção artística, sempre em diálogo com obras da coleção do MASP.

Detalhes de Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502, acervo MASP, e Botticelli, Virgem com o Menino e São João Batista criança, 1490-1500, acervo MASP

Histórias da arte | Renascimento – de Giotto a Tintoretto

com Juliana Ferrari Guide
4.3 – 24.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral do Renascimento italiano e será dividido em dois ciclos. No primeiro, serão percorridos nove temas fundamentais para compreender o período do Renascimento, sempre a partir da análise de obras de arte do período. No segundo ciclo, nos dedicaremos a estudar mais detidamente algumas das mais importantes e canônicas obras do período, como a decoração da Capela dos Scrovegni, da Capela Sistina e das salas de Rafael no Vaticano, pinturas selecionadas de Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano e  esculturas de Donatello, Verrochio e Michelangelo. 

Vincent van Gogh, O escolar (O filho do carteiro - Gamin au Képi), 1888, acervo MASP

Histórias da arte – da tradição à arte moderna

com Felipe Martinez
12.3 – 25.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até os anos que antecedem a Primeira Guerra Mundial com Pablo Picasso e Henri Matisse. O objetivo principal do curso é entender como a arte da tradição europeia se modifica ao longo do século 19 dando origem ao que se conhece de modo amplo como arte moderna. Além dos artistas já mencionados, ao longo do curso serão vistos nomes como Ingres, Delacroix, Monet, Van Gogh e Lautrec. As obras do acervo do MASP serão o fio condutor do curso.

Frans Post, Paisagem com tamanduá, c. 1660, acervo MASP

Histórias da arte – Arte no Brasil

com Kleber Amancio
6.3 – 26.6.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso propõe uma visão única da História da arte brasileira, questionando as narrativas canônicas que influenciaram a percepção de obras e artistas ao longo do tempo, com foco no impacto na política nacional. Além disso, busca criar novas narrativas, valorizando a diversidade e dando voz a elementos silenciados. Isso ocorre em resposta à dinâmica atual, onde práticas artísticas de agentes historicamente marginalizados contribuem para uma crítica fundamentada. Assim, a compreensão da arte nacional é redirecionada para um possível novo humanismo, repensando termos tradicionais e acolhendo perspectivas diversas para uma visão mais inclusiva da história artística brasileira.

Mauro Restiffe, Cavaletes, 2015, acervo MASP

Histórias da arte a partir das Histórias das Exposições e Curadorias

com Mirtes Marins de Oliveira
7.3 – 4.7.2024 | ONLINE
19H30 – 21H30

O curso propõe uma alternativa complementar às narrativas sobre as produções artísticas modernas e contemporâneas a partir de eixo que privilegia o enfoque sobre as práticas expositivas e curatoriais nas sociedades ocidentais. Como conteúdo, abordará as possíveis origens do colecionismo, a organização dos museus de arte, história e ciências naturais a partir dos gabinetes de curiosidades em suas relações com o projeto da modernidade e da industrialização. Também serão apresentadas e debatidas diferentes formas expositivas do século 20 a partir das práticas de artistas, da observação do papel das mostras como lugares de poder, da alteração e surgimento de novos agentes atuando no circuito artístico e os seus desdobramentos, que incorporam a crítica às perspectivas hegemônicas e a consideração de contra narrativas. Por fim, serão analisados os usos atuais das tecnologias em exposições e apresentadas as perspectivas de revisão das narrativas históricas e de críticas sobre exposições e o papel dos museus na atualidade.