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A ecologia na arte brasileira

Horário
19H30-21H30
Duração do Módulo
09,16, 23 e 30.09.2025
TERÇAS
4 AULAS
19H30-21H30
ONLINE
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$ 90,00
AMIGO MASP  5X R$ 76,50
Professores
Gabriela Paiva de Toledo 
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
Este curso apresenta um panorama da arte e ecologia no Brasil a partir da década de 1960, momento em que se verifica o surgimento de posições críticas diante da crescente devastação ambiental e a reformulação do problema ambiental como um problema político-cultural. Este curso traça a emergência desta questão, explorando seus fundamentos modernos, e a forma como ela se desenvolve no contexto artístico brasileiro.

A atenção ao meio-ambiente também impunha aos artistas um questionamento sobre os limites da arte, em ressonância com novas práticas pós-modernas, que passam a questionar as fronteiras fixas entre a arte e a vida. Neste sentido, quais seriam os limites entre cultura e natureza? Exploraremos esta questão central ao longo dos encontros.

Os encontros, organizados em aulas expositivas e atividades práticas, partirão da análise das obras de expoentes no debate ecológico brasileiro, como Roberto Burle Marx, Roberto Evangelista e Frans Krajcberg. Também, examinaremos movimentos de artistas engajados em causas ambientais, refletindo sobre a reformulação de suas práticas artísticas a partir da questão ecológica. O último encontro, realizado de forma presencial, propõe uma visita à exposição Histórias da Ecologia no Masp, onde também discutiremos as novas práticas artísticas que surgiram do diálogo com cosmologias indígenas e a Ecologia Política.    

IMPORTANTE | As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 75% de presença nas aulas síncronas.

Planos de aulas

Aula 1 - 09.09.2025 | Introdução O ambientalismo de Roberto Burle Marx
1ª. parte (expositiva): a didática ecológica de Roberto Burle Marx e a crítica conservacionista ao desenvolvimentismo militar.

Discussão: examinaremos a concepção do valor cultural e estético da natureza brasileira, consolidada pelos movimentos modernista e ambientalista nos anos 1930, e sua relação com os projetos paisagísticos de Burle Marx e com sua crítica ecológica no final dos anos 1960.

2ª. parte (atividade prática): análise comparada entre documento escrito e visual.

Aula 2 - 16.09.2025 | Arte e Ativismo Ambiental nas décadas de 1970 e 1980
1ª. parte (expositiva): Arte e ativismo ambiental (contexto internacional e brasileiro); Emílio Miguel Abellá e o MAPE-Movimento Arte e Pensamento Ecológico; Bené Fonteles e o MAPN-Movimento Nacional de Artistas Pela Natureza.

Discussão: De que modo a crise ecológica no pós-guerra, somada ao contexto do “milagre brasileiro” e o consequente avanço na degradação ambiental, mobilizou posições críticas aos limites da própria arte?

2ª. parte (atividade prática): análise de obras à luz da discussão proposta. 

Aula 3 - 23.09.2025 | Crítica ambiental em espaços expositivos
1ª. parte (expositiva): apresentação de dois estudos de caso: Roberto Evangelista e a Zona Franca de Manaus e Frans Krajcberg e as queimadas na Amazônia.

Discussão: quais as concepções de natureza nas obras de cada artista e de que modo articulam uma crítica ecológica? 

2ª. parte (atividade prática): estudo comparado baseado em análise de obras.

Aula 4 – 30.09.2025 | PRESENCIAL
Ecocríticas na arte a partir da ECO-92
Aula presencial em que visitaremos a exposição Histórias da Ecologia no Masp. Durante a visita, discutiremos propostas artísticas recentes que questionam a ideia de natureza (como uma esfera separada da cultura), através da interseção com a Ecologia Política e cosmologias indígenas.
 

Coordenação

Gabriela Paiva de Toledo é doutoranda em História da Arte pela Southern Methodist University (Dallas, Texas). Sua pesquisa de doutorado examina as respostas críticas de artistas nos anos 1970 e 1980 à devastação da Floresta Amazônica, investigando as relações entre arte e ecologia. É mestre em História da Arte (Unicamp, 2017). Possui bacharelado e licenciatura em História com ênfase em História da Arte (Unicamp, 2013). Foi pesquisadora-visitante no Kunsthistorisches Institut in Florenz (Florença, 2016). Foi research fellow no projeto "The Amazon Basin as Connecting Borderland" (2023-2024), uma parceria entre a Getty Foundation, Universidad San Francisco de Quito (USFQ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidad de los Andes (Uniandes, Bogotá). Foi research fellow no projeto "Bridging the Sacred: Spiritual Streams in Twentieth-Century Latin American and Caribbean Art, 1920-1970", Instituto Cisneros, MoMA (2023-2024). Foi curadora de "Aquatic Channels: Waterways, Water Resources, Fluvial Imagination" (Hawn Gallery e Pollock Gallery, Dallas, Texas, 29.10 de 2022 – 19.02 de 2023). Foi co-curadora de "Tender Objects: Emotion and Sensation after Minimalism" (The Warehouse, Dallas, Texas, 21.01 - 28 .05 de 2022).  

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