BLOCO I: DOCUMENTOS E DOCUMENTAÇÃO
Aula 1 – 01.09.2025 I Registros de um museu-documento
Esta aula inaugural apresentará um panorama da criação do MASP e do projeto de Lina Bo Bardi para a sede na avenida Paulista, a partir da experiência e do diálogo entre os dois professores, seguido de uma visita ao museu e os seus arquivos, onde serão analisados documentos relativos à sua concepção. O contato com essas fontes primárias pretende suscitar a discussão sobre a história do museu e oferecer elementos e imagens iniciais para a oficina de zines.
Aula 2 – 02.09.2025 I Registrando o museu-documento
Esta aula dará continuidade às atividades anteriores, convidando cada participante a registrar visualmente a realidade contemporânea do museu entendido como um documento vivo. A primeira parte da aula será dedicada a apresentações breves sobre a abordagem de cada participante. O segundo período da manhã será reservado ao registro independente de experiências pessoais nos ambientes acessíveis do museu em suporte 2D (desenho, fotografia, reprografia e/ou colagem). Ao final da aula, compartilharemos brevemente o resultado das imagens coletadas visando à preparação de material complementar para a oficina de zines.
BLOCO II: OFICINA DE ZINES
Aula 3 – 03.09.2025 I Oficina de zines individuais
Esta aula será dedicada ao desenvolvimento de zines individuais em livros-origami de formato A3 dobrados. Na primeira parte da aula, cada participante desenvolverá 2 exercícios de colagem das imagens coletadas no primeiro bloco do curso. Uma das colagens será linear, gerando 6 páginas em formato A6 e a outra será uma síntese em pôster de formato A3. Na segunda parte da aula, faremos uma discussão coletiva dos trabalhos para revisão e preparação da paginação final.
Aula 4 – 04.09.2025 I Oficina da edição coletiva
Nesta aula concluiremos o projeto dos zines em forma de coleção e mostra. Na primeira parte, prepararemos a impressão dos zines finais. Na segunda parte, prepararemos a reprodução, o recorte e a dobradura dos zines e as capas de encadernação da coleção, formando uma edição de volume coletivo (estojos) compatível com o número de participantes, assim como para a documentação de arquivo e uma pequena mostra celebrando o projeto.
Zeuler R. Lima é professor emérito da School of Design and Visual Arts da Washington University em St. Louis, EUA. Educador, artista e pesquisador multidisciplinar com formação em arquitetura, urbanismo, artes, literatura comparada e psicanálise e com experiência profissional no Brasil, EUA, Itália, França e Japão. Estudioso da modernidade cultural e biógrafo da arquiteta Lina Bo Bardi, com mais de uma dezena de livros publicados internacionalmente, é, também, artista e curador, tendo colaborado com vários museus no Brasil, na Europa e nos EUA como Fundação Joan Miró, MoMA e Carnegie Museum of Art.