Aula 1 – 16.9.2025 I Rubem Valentim no contexto dos Modernismos Negros
ministrado por Bruno Pinheiro
Nesse encontro, a trajetória de Rubem Valentim será analisada a partir das redes que ele constituiu dentro e fora do campo da arte no período entre a produção das suas primeiras pinturas e a consolidação da sua produção visual. Nesse contexto, serão analisados documentos depositados do Fundo Rubem Valentim que nos permitem entender tanto o processo de construção de uma rede modernista de arte na Bahia, quanto às dinâmicas locais das relações raciais ao longo da década de 1950.
Aula 2 – 23.9.2025 I Rubem Valentim: entre a Bahia e Brasília
ministrado por Matheus Andrade
Apresentação da trajetória de Rubem Valentim, com ênfase em sua formação e produção em Salvador. A aula inclui a análise de obras do acervo do MASP e outras exibidas na mostra Rubem Valentim: construções afro-atlânticas, abordando sua articulação entre heranças afro-brasileiras, ameríndias e a linguagem moderna. Introdução à sua mudança para Brasília e ao projeto do centro cultural idealizado pelo artista.
AULA 3 - 30.09.2025 I O arquivo do artista e seu projeto artístico-cultural
ministrado por Matheus Andrade
Reflexão sobre o Fundo Rubem Valentim, incorporado ao acervo do MASP em 2018, e seu papel na pesquisa curatorial e na valorização da atuação pedagógica do artista. A aula explora os documentos que registram o projeto do centro cultural e suas implicações para o debate sobre arte, educação e políticas culturais.
Aula 4 – 07.10.2025 I PRESENCIAL - Processos curatoriais de arquivo
Centro de Pesquisa do MASP
A equipe do Centro de Pesquisa apresenta os bastidores do tratamento do Fundo Rubem Valentim, abordando sua chegada ao MASP, os desafios de preservação dos diferentes suportes e os métodos de organização, acondicionamento e digitalização adotados. A aula revela como o trabalho arquivístico contribui para a valorização e o acesso à trajetória do artista.
Matheus de Andrade é pesquisador, curador e professor. Atua como assistente curatorial no MASP e é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), com a dissertação Entre a Bahia e Brasília: Rubem Valentim e a concepção de um centro cultural (2024) – pesquisa inédita desenvolvida a partir do Fundo Rubem Valentim, incorporado ao acervo do Centro de Pesquisa do MASP em 2018. Seu trabalho investiga a atuação pedagógica de Valentim, seu pensamento sobre arte e cultura e o projeto de um centro cultural em Brasília. No MASP, integrou as equipes curatoriais das exposições Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado (2025), Geometrias (2025), Iván Argote: o outro, eu e os outros (2025), Judith Lauand: desvio concreto (2022–23), Histórias brasileiras (2022), além da mostra de longa duração Acervo em transformação. Em 2024, foi curador da Sala de Vídeo: Masi Mamani/Bartolina Xixa. Também atua em iniciativas voltadas à mediação cultural e à formação de públicos diversos.
Bruno Pinheiro é historiador da arte, curador e educador. Possui doutorado em História pela Unicamp e atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Leonard A. Lauder Research Center for Modern Art do Metropolitan Museum of Art. Tem experiências de pesquisa e ensino nas áreas de arte moderna; cultura visual; relações raciais; e história do racismo e antirracismo.