MASP

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PESQUISA

MASP Pesquisa é um programa de fomento à pesquisa em arte, que visa promover a especialização e a capacitação profissional de pesquisadorxs interessadxs em estudar o acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. O museu oferece até dez bolsas de estudo de duração de seis meses, nove meses e um ano para xs candidatxs selecionadxs, que terão acesso às obras e à documentação necessárias, podendo utilizar a biblioteca e a infraestrutura do MASP durante o período da pesquisa.

Cronograma

14.2.2022 a 29.4.2022: Inscrições abertas

18.04.2022 a 13.5.2022: Análise de projetos e realização de possíveis entrevistas

Junho de 2022: Divulgação dos projetos selecionados

Julho de 2022: Início da pesquisa e efetuação do primeiro pagamento da bolsa

Regulamento

1. Projeto

1.1. MASP Pesquisa é uma iniciativa do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, que visa promover a especialização e a capacitação profissional de pesquisadorxs (com mestrado, doutorado ou pós-doutorado), por meio de estudos aprofundados sobre as coleções do museu, com ênfase no acervo em exposição e na reserva.

1.2. O museu oferecerá até dez bolsas de estudo de duração de seis meses, nove meses e um ano para a realização de pesquisas sobre obras de artes visuais, objetos e documentação iconográfica, bibliográfica e de arquivo, conservadas no acervo da instituição, respeitando-se as seguintes linhas de investigação:

Bolsa Rubem Valentim. Esta linha de pesquisa contempla a documentação disponível no Centro de Pesquisa do MASP, com um conjunto de 10.000 documentos doados pelo Instituto Rubem Valentim. O conjunto documental é composto por correspondências, textos escritos por Rubem Valentim, cadernos de desenhos e esboços inéditos, fotografias de obras, exposições e retratos; documentação de referência e textos críticos sobre a produção do artista (recortes de jornais e revistas, entrevistas e textos de críticos); materiais produzidos para exposições e eventos, como catálogos, folders, convites e releases, além de registros audiovisuais.

Bolsa Judith Lauand. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre a artista Judith Lauand, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O oferecimento desta bolsa, com apoio da família da artista, coincide com o ano em que o MASP realiza uma mostra monográfica de Lauand, Desvio concreto, com abertura em 25 de novembro de 2022. Existe, também, a expectativa do museu receber um conjunto de obras de Lauand já em negociação com a família da artista.

Bolsa Ione Saldanha. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre o trabalho da artista Ione Saldanha, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O oferecimento desta bolsa, com apoio da família da artista, coincide com o ano em que o MASP realiza uma mostra monográfica de Saldanha, A cidade inventada, de 10 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022. O museu conta com diversas obras da artista em seu acervo – um conjunto de sete ripas e uma pintura, somadas aos dois bambus provenientes do comodato MASP-B3.

Bolsa MASP acervo. Nesta categoria, o MASP aceitará projetos abordando apenas um dos seguintes eixos temáticos presentes na coleção do Museu:

  • • Arte europeia
  • • Arte pré-colombiana
  • • Arte brasileira
  • • Arte nas Américas
  • • Arte na África
  • • Fotografia

1.3. Um dos objetivos do MASP Pesquisa desta edição de 2022 será o de fomentar estudos sobre trabalhos de artistas autodidatas, artistas mulheres, negrxs e indígenas com obras incorporadas nos últimos anos ao acervo do museu, como Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Duhigó, Eleonore Koch, Hulda Guzmán, Joseca Yanomami, Madalena dos Santos Reinbolt e Movimento dos artistas Huni Kuin. Esse item não exclui nem hierarquiza o apoio dado às pesquisas em relação às outras áreas do acervo citadas no item 1.2 supra.



2. Requisitos e critérios de avaliação

2.1. O programa é aberto a pesquisadorxs residentes no Brasil, com ou sem vínculo acadêmico ou institucional, a partir da obtenção do título de mestre junto a um estabelecimento de ensino superior no Brasil ou no exterior. Os seguintes documentos deverão ser apresentados:

  • • Arquivo em pdf do curriculum vitae (incluindo nome, endereço, telefone, e-mail, data e ano de nascimento, número do RG ou número do passaporte para estrangeirxs), atestando a formação acadêmica, bem como as eventuais publicações – destacando-se aquelas em áreas pertinentes com o tema do projeto; eventuais experiências de ensino e trabalhos técnicos e de consultoria realizados.
  • • Arquivo em pdf do projeto de pesquisa. O projeto deve ser apresentado de maneira objetiva e resumida e ter, no máximo, 10 páginas incluindo bibliografia, redigido em entrelinha espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo:

A) Introdução do projeto

B) Objeto e objetivos da pesquisa. O MASP só aceitará projetos de pesquisa que tiverem foco no acervo do museu e na documentação disponível no Centro de Pesquisa

C) Materiais do museu a serem consultados. É obrigatório que o projeto apresente e justifique quais serão os usos que a pesquisa fará dos materiais e espaços disponíveis no museu (consulta à biblioteca, consultas ao acervo, análise de obras expostas no segundo andar, etc.)

D) Originalidade e relevância científica da investigação

E) Cronograma das atividades previstas

F) Bibliografia

G) Imagens devem ser anexadas ao projeto e podem exceder as dez páginas previstas

2.2. A documentação apresentada deverá ser anexada no formulário de inscrição. Para efetuar a inscrição é necessário preencher todos os campos do formulário eletrônico disponível nesta página contendo os seguintes itens: Nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, telefone e e-mail, identidade de gênero, autodeclaração, titulação acadêmica, título do projeto de pesquisa, campo indicando qual linha de pesquisa escolhida, resumo do projeto (até 200 palavras), justificativa do projeto (até 200 palavras), mini bio (até 100 palavras), arquivo do projeto de pesquisa (até 10 MB) e currículo (até 1MB).

2.3. O MASP não aceitará projetos impressos, entregues pessoalmente e nem enviados por e-mail. Projetos com a documentação incompleta, ou excedendo o tamanho solicitado, serão desconsiderados.

2.4. Os projetos deverão ser submetidos on-line e com os devidos documentos até as 23h59 da data final de envio (29.4.2022). Projetos enviados após essa data serão desconsiderados.

2.5. Em caso de envio de proposta com ênfase em um objeto de uma pesquisa já realizada antes pelx candidatx, o projeto deverá, obrigatoriamente, especificar quais os novos andamentos da proposta apresentada ao MASP e detalhar como ela se diferencia do(s) projeto(s) anteriormente realizado(s). Caso isso ocorra, é necessário incluir no projeto uma justificativa de até 300 palavras respondendo as seguintes perguntas: Qual a originalidade do projeto apresentado ao MASP? Como o atual projeto se diferencia da pesquisa já efetuada pelx candidatx? Nesse item deverão ser incluídos as indicações dos resultados advindos da pesquisa anteriormente desenvolvida, tais como artigos publicados, dissertações ou teses.

2.6. Se houver interesse durante o período de inscrição, pesquisadorxs poderão consultar presencialmente a documentação disponível no Centro de Pesquisa do MASP, desde que efetuem agendamento prévio através do e-mail biblioteca@masp.org.br. Em virtude dos protocolos de distanciamento social e de controle de público durante a pandemia, as consultas presenciais no Centro de Pesquisa são limitadas e dependem do agendamento conforme dia e horário disponíveis. Neste e-mail de agendamento não serão respondidas dúvidas sobre a execução do projeto de pesquisa.

2.7. É vedada a inscrição de colaboradorxs do MASP e de pessoas que sejam parentes diretos (pais, filhxs, companheirxs, irmãos e irmãs) de colaboradorxs do museu.

2.8. A documentação apresentada será submetida a uma comissão de seleção formada pelo diretor artístico do MASP e professorxs doutorxs com atuação em pesquisa e instituições de arte. Caso necessário, a comissão poderá nomear como consulentes especialistas externos que se juntarão ao grupo avaliador original, apenas em casos determinados e que demandarem esse tipo de assistência acadêmica.

2.9. Os curriculum serão avaliados de acordo com o grau de inserção profissional dxs candidatxs, considerando a experiência em pesquisa, a qualidade e acuidade do projeto apresentado.

2.10. Entrevistas com xs candidatxs deverão ser realizadas de maneira remota, segundo demanda da comissão de seleção.

2.11. O resultado da avaliação será publicado no site do MASP no prazo de 30 dias depois do termo fixado para a apresentação da documentação.

2.12. Os valores totais das bolsas estão definidos conforme o tempo de cada pesquisa. R$10.000 para bolsas de seis meses; R$15.000 para bolsas de nove meses; R$20.000 para bolsas de um ano. Esses valores serão pagos em duas parcelas de 50% do valor total de cada bolsa, sendo a primeira paga no início da pesquisa e a segunda parcela paga no início do segundo período de pesquisa, após entrega de relatório.

2.13. Bolsistas do programa terão direito ao uso do espaço, da biblioteca e da infraestrutura do MASP durante toda a duração da bolsa. Terão, igualmente, acesso às obras e à documentação necessárias para a realização da pesquisa dentro das normas estabelecidas pela comissão de seleção.

2.14. A carga horária mínima de trabalho será de 12 horas semanais. Xs bolsistas devem residir no Brasil durante todo o período de vigência da bolsa. Ainda que seja possível residir fora da cidade de São Paulo, é fundamental que o projeto apresentado preveja um número de visitas ao museu para fins de pesquisa e conversas com a equipe.

2.15. Viagens para realização de pesquisas no Brasil e no exterior poderão ocorrer, sem interrupção da vigência da bolsa, mediante aviso prévio, justificativa e autorização da comissão do MASP.

2.16. As atividades de cada bolsista serão supervisionadas e orientadas por professorxs definidxs pela comissão de seleção.



3. Resultados esperados

3.1. No final do primeiro período de pesquisa (três meses para os projetos de duração de seis meses, cinco meses para os projetos de nove meses e seis meses para os projetos de um ano), cada bolsista deverá apresentar um relatório circunstanciado para a avaliação da comissão do programa. Os relatórios apresentados devem obedecer a um caráter científico, ou seja, descrever os resultados das pesquisas realizadas, bem como comentar as atividades eventuais (participação em congressos, artigos, etc.) que estejam relacionadas ao projeto vinculado ao MASP. A continuação das atividades e a vigência da bolsa serão condicionadas à aprovação do relatório e do cronograma previsto por parte da comissão. No caso de atraso, o programa concede um período de até dez dias para o envio dos relatórios faltantes, com o aviso de, na falta deste, a bolsa ser adiada ou interrompida.

3.2. No final do período de pesquisa, cada bolsista deverá apresentar um relatório final na forma de um artigo. Esse relatório será avaliado e, em caso de necessidade, a comissão poderá nomear, para realização de uma consultoria, especialista externo de reconhecida competência na área da pesquisa. O artigo final deverá conter:

  • • Resumo: entre 200 e 250 palavras
  • • Texto: 25 páginas (incluindo notas de rodapé), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5
  • • Além das 25 páginas, o artigo deverá apresentar bibliografia final e imagens

3.3. Uma vez aprovados, os artigos poderão ser encaminhados para uma eventual publicação que será viabilizada pelo MASP.

3.4. Em data posterior, bolsistas deverão apresentar, em cooperação e com o auxílio do MASP, um seminário aberto ao público sobre os resultados de suas pesquisas.

3.5. Um dos objetivos do programa MASP Pesquisa é formar uma comunidade de pesquisadorxs do programa em torno do museu e de suas atividades. Espera-se que xs bolsistas acompanhem os seminários e as palestras realizadas pelo MASP (no momento em caráter virtual e transmitidos pelas redes sociais do museu), bem como outros programas oferecidos pela instituição.

3.6. Bolsistas devem, obrigatoriamente, avisar ao MASP sobre eventuais problemas que possam comprometer a execução da pesquisa, bem como o não comparecimento ao museu para as atividades. Caso não sejam cumpridas as devidas obrigações estipuladas por este programa, os valores recebidos deverão ser devolvidos ao MASP.

3.7. Após a análise pela comissão de todas as propostas enviadas para esta convocatória, os projetos não classificados serão deletados dos arquivos do MASP.

INSCRIÇÃO

ESTE ARQUIVO EXCEDE 10MB.

Anexo 1 – Projeto de pesquisa (arquivo pdf com até 10 MB)

Nomeie o documento da seguinte forma: ANO_SOBRENOME_Nome próprio_Tipo de documento

Exemplo: 2022_SOUZA_Daniela_projeto_de_pesquisa.pdf

ESTE ARQUIVO EXCEDE 1MB.

Anexo 2 – currículo (arquivo pdf com até 1 MB)

Nomeie o documento da seguinte forma: ANO_SOBRENOME_Nome próprio_Tipo de documento

Exemplo: 2022_SOUZA_Daniela_curriculo.pdf