MASP
logo-MASP Acervo
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Pompeo Batoni

A Virgem amamentando o Menino Jesus, 1760-80

  • Autor:
    Pompeo Batoni
  • Dados biográficos:
    Lucca, Itália, 1708-Lucca, Itália ,1787
  • Título:
    A Virgem amamentando o Menino Jesus
  • Data da obra:
    1760-80
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    80 x 72,5 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Comendador Abílio Brenha da Fontoura, 1972
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00632
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Sobre o antiqüíssimo tema da lactação virginal ou da Virgo lactans (Lucas 2, 27), veja-se neste catálogo a Virgem de Giampietrino. A obra, de altíssima qualidade, possui escassa documentação pregressa no museu e, embora pertença ao ambiente romano de meados ou da segunda metade do século XVIII, é de difícil atribuição. Uma primeira tentativa em direção aos sucessores diretos de Maratta, e notadamente de Agostino Masucci (1691-1768), sugerida com cautela por Luciano Migliaccio (comunicação oral), pode-se verificar acertada. Neste caso, poderia se pensar em um Masucci já dos anos 40, após a inflexão bem descrita por Clark (1981, p. 92) como um abandono de todo flirt com o rococó, em prol de uma “forte reforma classicista”. A obra A Virgem Amamentando o Menino possui entretanto uma pincelada mais léchée, uma elegância mais fria de desenho e de modelado, além de uma tonalidade precisa de azul que a aproximam enormemente de Batoni e, na realidade, de seu mais maduro período (de resto também a opinião de Migliaccio, comunicação oral). Ausentes estão aqui a vibração luminosa remanescente do rococó e a dramaticidade do claro-escuro nas carnações, enquanto se afirmam uma maior disciplina do sistema de pregas no véu da Virgem e na postura do Menino, e uma suavidade láctea, quase de biscuit, na distribuição das sombras no rosto da Virgem. Com efeito, pode-se aproximá-la de quatro obras tardias de Batoni: A Virgem com o Menino e Santos em S. Maria della Chiara, em Chiari, de 1780 (Clark 1985, cat. 426); a Núpcias Místicas de Santa Catarina, do Palazzo del Quirinale de 1779 (Clark 1985, cat. 421); a Sagrada Família do Hermitage, de 1777 (Clark 1985, cat. 398), e finalmente a quarta e mais convincente comparação, a Alegoria da Morte de Dois Filhos de Ferdinando IV, do Palazzo Reale de Caserta, de 1780 (Clark 1985, cat. 427), em que a figura que representa a alegoria das Duas Sicílias é particularmente similar à da Virgem do Masp. Que a obra, de uma execução prodigiosamente controlada, seja efetivamente de Batoni ou de um pintor romano de seu círculo mais próximo, é questão que deve permanecer aberta. Em todo caso parece muito provável que a obra deva ser datada dos mesmos anos das telas de Batoni aqui mencionadas e pelo menos de não antes de 1760.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP