MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Pablo Picasso

Busto de homem (o atleta), 1909

  • Autor:
    Pablo Picasso
  • Dados biográficos:
    Málaga, Espanha, 1881-Mougins, França ,1973
  • Título:
    Busto de homem (o atleta)
  • Data da obra:
    1909
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    91 x 73,5 x 3 cm
  • Aquisição:
    Aquisição, 1958
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00144
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Picasso formou‑se na Escuela de Bellas Artes de Barcelona, em 1895, e participou do movimento modernista catalão. Em 1904, mudou‑se definitivamente para Paris. Seu ateliê na rua Ravignan tornou‑se ponto de encontro de artistas e intelectuais. Nas obras do primeiro período parisiense, dividido entre fase azul e fase rosa, o artista tratou principalmente a vida dos pobres e dos marginalizados, com formas simplificadas e construções espaciais ousadas e inspiradas em Paul Cézanne (1839‑1906), Paul Gauguin (1848‑1903) e Henri de Toulouse‑ Lautrec (1864‑1901). Por meio desses exemplos e de referências da produção artística dos povos da África e da Oceania, Picasso desenvolveu uma original síntese formal entre objeto e ambiente, que culminaria na criação do cubismo, com a obra Les Demoiselles d’Avignon (1907). Em Busto de homem (O atleta), desse mesmo período, Picasso fez um retrato com quebras bruscas e geométricas no corpo e no rosto. A força dos volumes transmite sensações táteis intensas. Figura e fundo têm os mesmos tons de cinza e ocre. As experiências estilísticas presentes nesta obra anunciam alguns dos principais pontos de sua produção: a busca pela sensação de movimento na imagem estática, o abandono da fidelidade ao modelo real e a insistência na figuração, na contramão das tendências abstracionistas.

— Equipe curatorial MASP, 2015

Fonte: Adriano Pedrosa (org.), MASP de bolso, São Paulo: MASP, 2020.





Os planos facetados do torso, na melhor maneira cubista, induziram ao errôneo título O Atleta, corrigido por Zervos para Busto de Homem. A obra foi pintada no verão de 1909, em Horta de Ebro, hoje Horta de San Juan, dois anos depois, portanto, de Les Demoiselles d’Avignon, da qual distancia-se claramente pelas tonalidades cinzas e ocres, mais próximas da quase monocromia da fase paroxística do cubismo (1911-1913), e sobretudo pela recusa ao dinamismo da linha curva, em prol do que se convencionou chamar de cristalização das formas. Embora ainda portador de um certo pathos expressionista, o Busto anuncia com efeito o cubismo “analítico” mais extremo dos retratos de Vollard, Uhde e Kahnweiler, como já notado por Camesasca (1987, p. 219).

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP