Na década de 1970, Ianelli passou a esquematizar e sintetizar ainda mais suas representações reduzindo sua paleta e estudando diferentes tons a partir da mesma cor. Em defesa do racionalismo formal como única
linguagem adequada à sociedade moderna, Ianelli criou montagens e encaixes de formas geométricas calculadas matematicamente, compondo jogos ópticos seriados. O artista divide a tela em formas regulares e busca uma
relação rítmica entre elas. Em suas composições surgem principalmente retângulos e quadrados, que se apresentam em planos sobrepostos e interpenetrados em um jogo de transparências e opacidades. Nessa fase de sua
produção, nota-se a influência do neoplasticismo, em que se incluem artistas como Piet Mondrian (1872- -1944), pela racionalidade e a importância da proporção, da ordenação e da justaposição de cores e formas
retangulares. Ianelli trabalhou, no entanto, a partir de tons mais próximos entre si e com linhas e divisões mais sutis, o que se diferencia bastante, por exemplo, do trabalho desenvolvido pelo grupo Neoconcreto no
Brasil. Em
Composição(1975), sobrepôs retângulos de diferentes tons, destacando a geometria criada na contraposição entre os matizes.