MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Tarsila do Amaral

Estudo (Nu - Figura dos quadris para cima), 1922

  • Autor:
    Tarsila do Amaral
  • Dados biográficos:
    Capivari, São Paulo, Brasil, 1886-São Paulo, Brasil ,1973
  • Título:
    Estudo (Nu - Figura dos quadris para cima)
  • Data da obra:
    1922
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    77 x 52 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP Banco Central
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    C.01274
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Envolta em uma atmosfera íntima, de interior de ateliê, e protegida por luz suave, a modelo é representada aqui em meio a pinceladas pastosas, de movimentos rápidos e bem marcados, decisões que contribuem para lhe conferir presença e carnalidade. Sobre ela incide iluminação frontal, clara, que opera para ampliar o espaço e reforça seu descolamento do fundo, uma estrutura de base geométrica, construída pela coluna, à direita, e por dois grandes blocos de cor, em profundidade, um mais claro, na parte superior, sobre outro menor e mais escuro — elementos arquitetônicos que se relacionam com a verticalidade do corpo. De olhos fechados, a modelo parece estar em sutil movimento, virando-se delicadamente para a esquerda, o que valoriza os contornos de seu perfil, caso do ombro, braço, seio, quadris e nádegas, e mais uma vez prova o domínio da linha na obra de Tarsila, aqui “desenhando com a tinta”. A pele das costas rebate os tons de verde e marrom da coluna, na qual ela apoia o braço direito, e com que se confunde. A maneira de prender os cabelos remete mais à figura da moça interiorana de Autorretrato com vestido laranja, de 1921, que à mulher aristocrata e cosmopolita de Autorretrato (Manteau rouge), de 1923. Apontando já para uma figuração modernista, o trabalho revela ainda as precisas capacidades técnicas de Tarsila, fruto de seu aprendizado com Pedro Alexandrino e George Elpons, em São Paulo, mas também de períodos nas academias Julian e Émile Renard, em Paris, onde trabalhou intensamente com nus e modelos vivos.

— Autoria desconhecida



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP