Ernesto de Fiori (1884-1945) iniciou sua formação artística em Roma nos anos 1900. Fugindo do nazismo, emigrou para o Brasil em 1936, onde passou a dedicar-se sistematicamente à pintura de paisagens locais, temas
urbanos e figuras femininas. As silhuetas e os rostos disformes representados por meio de pinceladas enérgicas revelam a influência do expressionismo, com o qual o artista teve contato na Alemanha. Há nas pinturas de
Fiori uma especial atenção à construção de volumes, possivelmente ligada à sua trajetória como escultor.
Figura de mulheré um retrato de uma moça com as mãos em posição de reza ou súplica. Notam-se as pinceladas grossas, soltas, rápidas, que constroem os volumes do corpo e das vestes da personagem. Os tons de ocre, azul, verde e
amarelo aparecem ao fundo, pintados em sentido vertical, criando, em alguns momentos, um degradê. No período que viveu no Brasil, De Fiori realizou uma série de retratos da elite de imigrantes que vivia em São Paulo,
em especial a austríaca e a alemã, vindas em decorrência da guerra; pintou também prostitutas e outros personagens da cena noturna paulistana. Não sabemos ao certo quem é esta jovem, que aparece com os olhos
vidrados, em vestes elegante em tons de azul e vermelho, e um lenço no cabelo.