MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Ernesto De Fiori

Jovem sentado, 1938

  • Autor:
    Ernesto De Fiori
  • Dados biográficos:
    Roma, Itália, 1884-São Paulo, Brasil ,1945
  • Título:
    Jovem sentado
  • Data da obra:
    1938
  • Técnica:
    Gesso
  • Dimensões:
    79 x 26 x 50 cm
  • Aquisição:
    Doação Mário de Fiori, 1947
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.00249
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Em 1938, De Fiori é “provavelmente” (Laudanna 1997, p. 191) convidado por Capanema para participar de um “programa de integração das artes” do Ministério da Educação e Saúde – MCS. O artista modela para este evento, entre outros gessos, O Brasileiro, além de Homem Sentado e Mulher Reclinada. Por razões não claramente estabelecidas, Capanema recusa todas as obras, alegando, segundo Laudanna (ibid), que seus trabalhos “não atendiam às exigências oficiais que vigoravam naquele período”. A exposição da Pinacoteca permitiu um confronto entre o gesso do Masp e outras versões (algumas delas, fundições em bronze), dentre as quais a do Masp surge como a de mais clássica concepção e fatura, com suas formas mais esguias e seu modelado mais calmo. De Fiori retoma aqui, sem dúvida, as formas de seu Grosser Jüngling II (Jovem Grande, II) em argila, de 1926. Não seria de todo arbitrário supor que a forma da cabeça e a fisionomia dessa versão do Masp, de um fenótipo mais propriamente norte-europeu, remeta vagamente aos traços do próprio escultor.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP