MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

José Ferraz de Almeida Júnior

Moça com livro, Sem data

  • Autor:
    José Ferraz de Almeida Júnior
  • Dados biográficos:
    Itu, São Paulo, Brasil, 1850-Piracicaba, São Paulo, Brasil ,1899
  • Título:
    Moça com livro
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    50 x 61 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Guilherme Guinle, 1947
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00275
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Almeida Júnior foi autodidata até os 19 anos. Posteriormente estudou na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Victor Meirelles (1832-1903) e Jules Le Chevreul (1810-1872). Suas pinturas chamaram a atenção do imperador dom Pedro II (1825-1891), que custeou seus estudos em Paris. Destacou-se na Academia de Belas Artes parisiense, onde teve aulas com Alexandre Cabanel (1823-1889). Almeida Júnior produziu retratos, paisagens e marinhas. Suas obras mais conhecidas são as que registraram o cotidiano e a vida no campo. As influências de Gustave Courbet (1819-1877) e de Millet (1814‑‑1875) contribuíram para a valorização do realismo na representação da natureza e dos homens. A obra de Almeida Júnior destaca-se no panorama da cultura brasileira do século 19 pela representação de cenas rurais que descrevem tipos humanos especificamente brasileiros. A obra do MASP destaca-se no conjunto de sua produção junto com Caipira picando fumo (1893) e Amolação interrompida (1894), ambas da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O título da obra, Moça com livro (sem data), é provavelmente equivocado. O corte de cabelo e a camisa aberta no peito sugerem tratar-se de adolescente do sexo masculino imerso em fantasia durante a leitura.

— Equipe curatorial MASP, 2017




Por Amanda Sammour
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu, São Paulo, em 1850 e iniciou seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes aos 19 anos. Seguiu uma formação acadêmica tradicional, tendo sido aluno de Jules Le Chevel (c.1810-1872) e Victor Meirelles (1832-1903). Destacou-se no panorama da cultura brasileira do século 19 por tratar de temas até então inéditos no cenário artístico nacional. Almeida Júnior reflete em suas obras o interesse em pintar certos aspectos da vida brasileira em cenas rurais, na intenção de revelar seu caráter típico e regional, partindo de novas maneiras de compor a luz, as cores e as formas. Nesse sentido, as influências de Gustave Courbet (1819-1877) e de Jean-François Millet (1814-1875) contribuíram para a valorização do realismo na representação da natureza e da figura humana. Em seus trabalhos, destaca-se uma aproximação entre a caracterização das personagens—apoiada na construção de certos tipos (ou estereótipos) do brasileiro, como o caipira, caboclo e o mestiço—e o meio em que essas personagens se inserem. A obra Moça com livro, pertencente ao acervo do MASP, apresenta uma complexa representação da luminosidade sobre a vegetação, que vem logo em primeiro plano. Esse elemento ressalta o ambiente típico brasileiro a que o artista se dedicou em representar. Nesta pintura, percebe-se de maneira particular a presença de elementos courbetianos, apropriados por Almeida Júnior de maneira singular: a pincelada mais livre presente em todas as superfícies, o uso dos contrastes tonais e a construção da feição da personagem em tons que lembram a obra Le desesperé (1843–1845), de Courbet.

— Amanda Sammour, supervisora de comunicação, MASP, 2022



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP