Nada se conhece sobre a proveniência da obra Paisagem com Salteadores de Estrada, doada ao Masp em 1948 com uma atribuição aproximativa a um “Seguidor de Salvatore Rosa” (Nápoles, 1615 – Roma, 1673). Por seu estilo, ao mesmo tempo naturalista e anedótico, tenebroso e popular, e por sua temática
“pré-romântica”, a pintura é evidentemente originária do eixo Roma–Nápoles pelo qual transita Rosa, entre tantos pintores italianos, flamengos, holandeses e franceses, chamados
bamboccianti, expressão derivada do pintor holandês Pieter van Laer, apelidado em Roma (onde reside entre 1625 e 1638) de Bamboccio, ou seja, Crianção, Fantoche, Boneco malfeito. O próprio Rosa foi influenciado por Laer em suas bambocciatee especialmente em um quadro como a Paisagem com Bandidosda coleção Lord Sackville, em Knole, na Grã-Bretanha. Mas a referência a Rosa, na tela do Masp, é demasiado remota, de vez que o pintor em questão é não apenas posterior a Rosa em ao menos meio século, como também
apresenta uma marca mais insistente de contatos com a cultura ítalo-flamenga que se prolonga de resto intensamente pelo século XVIII. Com seu manejo virtuosístico da pincelada
alla brava, com seus efeitos rompidos de lumeggiatura, no limite do expressionismo, com seu senso da paisagem cenograficamente ameaçadora, este pintor ainda anônimo é um mestre dotado de uma linguagem pessoal e suscetível de uma precisa identificação ulterior.