MASP
logo-MASP EXPOSIÇÃO
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2026
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • Férias
    • Estudos Críticos
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Minerva Cuevas: ecologia social

5.12.2025 — 12.4.2026
COMPRAR INGRESSOS
COMPARTILHE
Minerva Cuevas (Cidade do México, 1975) tem desenvolvido um trabalho artístico que explora as dimensões sociais, econômicas e políticas da ecologia, questionando como as dinâmicas de poder moldam as relações entre humanos e não humanos. Em uma espécie de arqueologia do presente, Cuevas frequentemente reelabora e se apropria de logotipos, anúncios e slogans de grandes empresas para examinar questões sobre a propriedade privada e nos permitir visualizar o impacto sobre as principais forças econômicas do capitalismo.
     Os 42 trabalhos apresentados nesta exposição articulam coletivamente a noção de “ecologia social”, um conceito que foi formulado pelo filósofo anarquista Murray Bookchin (1921–2006) e dá nome à mostra. Para Bookchin, a crise ambiental é indissociável das hierarquias e desigualdades humanas; apenas uma sociedade livre e cooperativa pode restaurar o equilíbrio ecológico. Essa perspectiva atravessa o trabalho de Cuevas, que propõe uma crítica ao neoliberalismo e aborda debates sobre a extração de recursos, os deslocamentos forçados de populações e a devastação ambiental causada pela indústria em todo o mundo.
     Um dos projetos mais conhecidos de Cuevas incluído na mostra é Mejor Vida Corp. [Melhor Vida SA] (desde 1998), uma corporação sem fins lucrativos criada pela artista para — como indica seu slogan — fornecer uma “interface humana” e nos conectar a uma estrutura de intervenções públicas e distribuição de produtos e serviços gratuitos. Essa iniciativa subverte os sistemas de valor – empresarial, comercial, ético, social e cultural – e propõe formas de redistribuição, troca e o que a artista chama de “microssabotagem”.
     Outros trabalhos na exposição tratam da história da indústria do petróleo e seu impacto sobre o território e as vidas não humanas. Muitas dessas obras, incluindo pinturas e esculturas, utilizam chapopote [piche] — um derivado do petróleo — evocando tanto o uso dessa substância em cerimônias pré-hispânicas quanto as cicatrizes do extrativismo, revelando que a ecologia não está separada do campo social, mas é, ao contrário, um lugar de onde emergem diversas lutas sociais e ações coletivas.

     Minerva Cuevas: ecologia social é curada por André Mesquita, curador, MASP

     A exposição integra o ano dedicado às Histórias da ecologia no museu em 2025, que inclui monográficas de Abel Rodríguez, Clarissa Tossin, Claude Monet, Frans Krajcberg, Hulda Guzmán, André Taniki Yanomami e do coletivo Movimento dos Atingidos por Barragens; mostras na Sala de Vídeo de Emilija Škarnulytė, Inuk Silis Høegh, Janaina Wagner, Maya Watanabe, Tania Ximena e do projeto Vídeo nas Aldeias; além da coletiva Histórias da ecologia.

     Desde 2019, o MASP conta com um grupo de trabalho de sustentabilidade e desenvolve ações como descarbonização, compra de energia renovável e um programa de gestão de resíduos — iniciativas que se somam à programação de Histórias da Ecologia este ano. O novo edifício Pietro Maria Bardi também incorpora soluções sustentáveis, tendo conquistado a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). 
barra de patrocinadores

Acessibilidade

Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, mediante solicitação pelo e-mail acessibilidade@masp.org.br; textos e legendas em fonte ampliada e conteúdos audiovisuais com audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras. Todos os materiais ficam disponíveis no site e canal do Youtube do museu e podem ser utilizados por pessoas com ou sem deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessadas, seja em visitas espontâneas ou acompanhadas pela equipe MASP.


Visitas acessíveis


Pessoas com deficiência podem fazer uma visita acompanhada pela equipe MASP.


Solicitação via e-mail: acessibilidade@masp.org.br.



Cadernos com textos e legendas em fonte ampliada


Os cadernos acessíveis contêm todos os textos e legendas das exposições, em fonte ampliada, além de instruções sobre as salas de exposição, disposição das obras, fluxos e circulação, e breve descrição do espaço. Os cadernos físicos ficam disponíveis para uso durante a visita e a versão digital, em PDF, pode ser acessada via QR code. Com leitor de tela, é possível ouvir todo o conteúdo textual das mostras.


  • Clique aqui para acessar o pdf acessível


Conteúdos audiovisuais


Com narração, audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras, desenvolvidos a partir dos textos curatoriais, apresentando um panorama da exposição.


  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas: ecologia social | Faixa de apresentação

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Paro General, 2017-25 e State IV, 2004-25

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Égalite, 2001

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Terra primitiva, 2006

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Island Antar, da série Petroliana, 2024

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Understorm, 2022

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, El proletario, 2015

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Mejor Vida Corp, 1998-em processo

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, See Mexico Best... by Car, da série Dark (Printed) Matter, 2023

  • MASP Acessibilidade | Minerva Cuevas, Goat 2, 2013

VISTAS DA EXPOSIÇÃO

Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega Vista da exposição Minerva Cuevas: ecologia social, Edifício Lina, 2o subsolo, MASP. Foto Eduardo Ortega

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP