O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Nele, será investigada a construção das narrativas canônicas – que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar e, por conseguinte, quais não deveriam –, a partir da sua provincialização. Essas narrativas, de certo, não são neutras; representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram. O curso pretende promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas, das tomadas de decisão que levaram à tal conformação. Mais do que isso, o que elas representaram para a cultura do país e qual o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis; o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos, sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um novo (?) humanismo.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo.
O link será compartilhado com os participantes após a inscrição.
O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 10.3.2022
Introdução - Sentidos da narrativa em História da Arte
Aula 2 – 17.3.2022
O Brasil dos viajantes
Aula 3 - 24.3.2022
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte I
Aula 4 – 31.3.2022
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte II
Aula 5 – 7.4.2022
O Modernismo da Semana de 22
Aula 6 – 14.4.2022
Arthur Timotheo da Costa e a pintura de seu tempo
Aula 7 – 21.4.2022
A arte branco-brasileira
Aula 8 – 28.4.2022
Conferência com Bruno Pinheiro
Modernismo na Bahia
Aula 9 – 5.5.2022
Tropicália
Aula 10 – 12.5.2022
Arte afro-brasileira - parte I
Aula 11 – 19.5.2022
Arte afro-brasileira - Parte II
Aula 12 – 26.5.2022
Arte indígena
Aula 13 – 2.6.2022
As mulheres na arte nacional
Aula 14 – 9.6.2022
Conferência com Nohora Arrieta Fernandez
As mulheres na arte brasileira contemporânea
Aula 15 – 16.6.2022
Pixo, grafitti e arte urbana
Aula 16 – 23.6.2022
Aula presencial – visita ao acervo do MASP
Aula 17 – 30.6.2022
Novas perspectivas da historiografia brasileira
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao CECULT. A principal área de pesquisa relaciona-se ao estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.
Nohora Arrieta Fernandez é doutora em História pela Georgetown University. Sua tese Bittersweet Poetics: Politics and Aesthetics of the Sugar Plantation in Contemporary Brazilian and Caribbean Arts (1990-2018), investiga obras de arte sobre canaviais produzidas no Brasil e no Caribe nas últimas três décadas (1990-2018) ). Através de uma abordagem interdisciplinar e da combinação de análise textual e visual, entrevistas e pesquisa de arquivo, seu projeto estuda como, em sociedades tradicionais de plantação, a criação artística remodela e desestabiliza discursos sobre mercadorias, nação e cidadania negra. Nohora está editando e co-traduzindo com Mark Sanders (Universidade de Notre Dame) a poesia dos poetas afro-colombianos Romulo Bustos e Pedro Blas Julio. É colaboradora regular de revistas de arte como Artishock.
Bruno Pinheiro é graduado em Midialogia pela UNICAMP e mestre em Estética pela USP. Atualmente é doutorando em História na UNICAMP, em sua pesquisa analisa as formas como pintores e escultores negros atuantes em Salvador entre 1947 e 1964 negociavam sua participação nas dinâmicas do sistema de arte moderna estabelecido na cidade, frente às experiências de racismo sistemático. Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, atuou como pesquisador visitante no Institute of Fine Arts da New York University, sob a supervisão do prof. Dr. Edward Sullivan.