MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte – Arte no Brasil

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
online
9.8 – 29.11.2023
quartas
(17 aulas)
Investimento
PÚBLICO GERAL
5X R$ 294,30
AMIGO MASP
5X R$ 250,15
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
Kleber Amancio 
Especialistas Convidados
Nohora Arrieta Fernandez
Bruno Pinheiro
Amanda Botelho
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Investigaremos a construção das narrativas canônicas que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar. Questionaremos a suposta neutralidade dessas narrativas, que representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram. Pretende-se promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas que levaram a tal conformação e, além disso, o que elas representaram para a cultura do país e o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis: o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos e sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um possível novo humanismo.

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 9.8.2023
Introdução
— Sentidos da narrativa em História da arte
Possibilidades narrativas em História da arte.
 
Aula 2 – 16.8.2023
Dezenove — Vinte

Artistas vinculados à Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) no final do século 19 e início do século 20.
 
Aula 3 – 23.8.2023
Artistas negros do oitocentos

Emanoel Zamor, Benedito José Tobias e Estevão Silva.
 
Aula 4 – 30.8.2023
Arthur Timotheo da Costa e a pintura da modernidade

 A emergência de projetos de modernidade outros a partir da obra de Arthur Timotheo da Costa.
 
Aula 5 – 6.9.2023
A arte branco-brasileira

O conceito de arte-branco brasileira e a construção dos cânones na arte nacional.
 
Aula 6 – 13.9.2023
Modernismo da semana de 22

Uma leitura crítica a respeito das obras produzidas pelos artistas da Semana de Arte Moderna de 1922.
 
Aula 7 – 20.9.2023
Heitor dos Prazeres e a pintura de um Brasil profundo

A emergência de outros brasis na obra de Heitor dos Prazeres.
 
Aula 8 –27.9.2023
Conferência com Amanda Botelho

A obra de artistas nipo-brasileiros, como Tomie Ohtake e Manabu Mabe.
 
Aula 9 – 4.10.2023
Conferência com Bruno Pinheiro

O modernismo na Bahia e suas especificidades.
 
Aula 10 – 11.10.2023
Arte Urbana

Pixo, graffiti e outras linguagens de arte urbana.
 
Aula 11 – 18.10.2023
Fotografia

Breve histórico sobre a história da fotografia no Brasil.
 
Aula 12 – 25.10.2023
Conferência com Nohora Arrieta

As mulheres na arte brasileira contemporânea e sua ressonância na América latina.
 
Aula 13 – 1.11.2023
PRESENCIAL

Visita ao acervo do MASP.
 
Aula 14 – 8.11.2023
Arte afro-brasileira – I

Maria Auxiliadora Silva, Rubem Valentim e Yedamaria.
 
Aula 15 – 15.11.2023
Arte afro-brasileira – II

Rosana Paulino, Sidney Amaral e Ayrson Heráclito.
 
Aula 16 – 22.11.2023
Arte Indígena Contemporânea

Denilson Baniwa, Jaider Esbell, entre outro(a)s artistas indígenas contemporâneos.
 
Aula 17 – 29.11.2023
Novos capítulos da arte brasileira

Balanço final acerca de como a corrente historiografia sobre arte brasileira tem avançado para novas searas na busca por entender a complexidade do sistema artístico nacional.
 

Coordenação

Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao Cecult. Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.
 

Conferencistas

Nohora Arrieta Fernandez é doutora em História pela Georgetown University. Sua tese investiga obras de arte sobre canaviais produzidas no Brasil e no Caribe nas últimas três décadas (1990-2018). Através de uma abordagem interdisciplinar e da combinação de análise textual e visual, entrevistas e pesquisa de arquivo, seu projeto estuda como, em sociedades tradicionais de plantação, a criação artística remodela e desestabiliza discursos sobre mercadorias, nação e cidadania negra. Nohora está editando e co-traduzindo com Mark Sanders (Universidade de Notre Dame) a poesia dos poetas afro-colombianos Romulo Bustos e Pedro Blas Julio. É colaboradora regular de revistas de arte como Artishock.

Bruno Pinheiro é graduado em Midialogia pela Unicamp e mestre em Estética pela USP, atualmente é doutorando em História na Unicamp. Em sua pesquisa, analisa as formas como pintores e escultores negros atuantes em Salvador entre 1947 e 1964 negociavam sua participação nas dinâmicas do sistema de arte moderna estabelecido na cidade frente às experiências de racismo sistemático. Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, atuou como pesquisador visitante no Institute of Fine Arts da New York University, sob a supervisão de Edward Sullivan.
 
Amanda Botelho é Graduada do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na UFRJ acerca do pintor japônes Takesada Matsutani. 

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP