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Histórias da Arte: Arte Brasileira em movimento

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
online
17.3 – 23.6.2025
segundas
(14 aulas)
Investimento

Público geral
5X R$ 359,80
AMIGO MASP
5X R$ 305,97
*valores parcelados no cartão de crédito

Professores
Kleber Amancio
Inscreva-se
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso concentra-se na arte brasileira dos séculos 19, 20 e 21, apresentando artistas e explorando seu impacto na sociedade. Cada encontro terá como ponto de partida uma obra específica, a partir da qual se desenvolverá o tema central da aula. A abordagem partirá de uma perspectiva crítica em relação aos cânones históricos, sua formação e seus efeitos na vida do país. Para tanto, utilizaremos uma bibliografia transdisciplinar que permitirá a construção de uma narrativa diversificada e sensível às diversas realidades dos grupos sociais e dos movimentos artísticos, bem como seus impactos contemporâneos.

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IMPORTANTE

As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.
 

Planos de aulas

Aula 1 – 17.3.2025
Arte & Política

Esta aula introduz o curso aos discentes. Nesta aula falaremos sobre a relação intrínseca entre arte e política, explorando como as manifestações artísticas podem refletir, subverter e influenciar contextos políticos. 

Aula 2 – 24.3.2025
Missão Artística Francesa e a AIBA

A Missão Artística Francesa e sua contribuição para o desenvolvimento das artes no Brasil, com foco na formação da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA).

Aula 3 – 31.3.2025
Modernismo na Bahia
Conferência com Bruno Pinheiro

Nessa aula, o Prof. Dr. Bruno Pinheiro abordará o modernismo na Bahia enfatizando a existência de outros projetos para pensar o país

Aula 4 – 7.4.2025
Pintura de História

A pintura histórica como um gênero artístico.  Discutiremos sua importância na construção de narrativas nacionais e na representação de eventos históricos. 

Aula 5 – 14.3.2025
Modernismos

Nesta aula debateremos o modernismo e suas principais características. O foco estará na ruptura com as tradições acadêmicas, a busca por uma arte nacional e a experimentação com novas formas e técnicas e contextos. 

Aula 6 – 28.4.2025
A pintura da vida Moderna

Essa aula será focada na obra do pintor carioca Arthur Timotheo da Costa (1882-1922). Analisaremos sua crítica contundente ao projeto de país que estava a ser impetrado pela burguesia carioca. 

Aula 7 – 5.5.2025 
Arte Naïf (?)

A arte Naïf é marcada por formas simples, espontâneas e (via de regra) sem treinamento acadêmico formal. Debateremos a definição do gênero, suas características e as políticas de subalternização e invisibilidade inerentes ao conceito.

Aula 8 – 12.5.2025
Arte & Identidade Brasileira

Esta aula abordará como a arte brasileira tem sido campo de expressão e embate acerca da identidade nacional. Analisaremos o papel dos artistas na construção dos Brasis e como essas experiências moldam o ambiente artístico nacional. 

Aula 9 – 19.5.2025
Arte Afro-Brasileira

Debateremos o conceito de arte afro-brasileira, tanto os diferentes sentidos que ele assume ao longo do tempo quanto os embates que o cercam no debate contemporâneo.

Aula 10 – 26.5.2025
ArteMidia

Conferência com Toni Oliveira
Nessa aula o Prof. Toni Oliveira apresentará as intersecções entre arte e tecnologia digital.

Aula 11 – 2.6.2025
Arte Indígena

Esta aula investigará a arte indígena brasileira, abordando suas diversas expressões e significados dentro das culturas originárias.

Aula 12 – 9.6.202
Performance e artes do corpo

A aula se concentrará na performance e nas artes do corpo, explorando como essas formas artísticas desafiam limites e conceitos tradicionais de arte, espaço e identidade tendo o corpo como suporte.

Aula 13 – 16.6.2025
Artistas Mulheres

Nesta aula, discutiremos a produção artística de mulheres no Brasil, abordando como suas obras exploram questões de identidade, gênero, raça e poder, desafiando convenções sociais e artísticas.

Aula 14 – 23.6.2025
Pixo, Graffiti & Arte Urbana

A aula abordará as linguagens do pixo, graffiti e arte urbana, explorando como esses movimentos têm influenciado a arte contemporânea no Brasil. Discutiremos as manifestações visuais nas ruas e as questões de pertencimento, resistência e a nova forma de arte pública que desafia as normas tradicionais e institucionais.
 

Coordenação

Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. É professor no CECULT vinculado à UFRB. Atualmente é Mark Claster Mamolen Fellow no Hutchins Center da Harvard University (2024-2025). Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.

Conferencistas

Bruno Pinheiro é historiador da arte, curador e educador. É doutor em História pela Unicamp com a tese Modernismo Negro na Bahia: arte e relações raciais, 1947-1964 e pesquisador de pós-doutorado do Metropolitan Museum of Art (2024-2026). Publicou e ministrou atividades de formação em instituições de arte no Brasil e no exterior. Entre 2020 e 2021, atuou como pesquisador visitante do Institute of Fine Arts da New York University. Foi co-curador da exposição Da Kutanda ao Quitandinha - 80 anos no SESC Rio. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas: Modernismos; Cultura Visual; História do Racismo e Anti-Racismo; História Negra.

Toni Oliveira é professor de Eletrônica para as Artes no CECULT vinculado à UFRB. Músico experiente e artista pesquisador das novas tecnologias digitais open-source e da programação de computadores contextualizada em ambientes artísticos. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades com Área de Concentração em Arte e Tecnologias Contemporâneas pelo IHAC/UFBA. Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade com o tema: "O código-fonte em contexto simbólico na arte computacional: um panorama da relação entre software e cultura”. Atualmente é doutorando pelo mesmo programa com o tema: “A cultura escrita em código de máquinas”.
 

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