MASP

INTRODUÇÃO AO BARROCO: EUROPA, AMÉRICA E BRASIL

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
ONLINE
31.1 e 1, 2, 7, 8, 9.2.2022
SEGUNDAS, TERÇAS E QUARTAS
(6 AULAS)
Investimento

PÚBLICO GERAL
5X R$ 57,60
AMIGO MASP
*5X R$ 48,96
*valores parcelados no cartão de crédito

Professores

JULIANA FERRARI GUIDE

O próprio uso do termo “Barroco” dá margem a inúmeras discussões de sentido, cronologia e localização sobre as quais raramente há consensos inequívocos. Partindo de sua expressão na arquitetura, pintura e escultura em Roma e na Península Itálica, o curso também aborda a Península Ibérica e dois casos da América Latina: o Peru e o México. A reflexão sobre o Brasil terá espaço em todos os encontros e será protagonista no último, que também contará com um breve retrospecto das percepções críticas acerca do Barroco no Brasil. Em convergência com o projeto Histórias brasileiras, as aulas também pretendem mostrar que uma incursão pelo Barroco pode permitir acesso a discussões centrais para a reflexão sobre arte no Brasil, tais como as que se dedicam às relações da arte brasileira com modelos em circulação global, ou, ainda, à possibilidade de uma singularidade estética brasileira.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 31.1.2022
Barroco no âmbito italiano: escultura e arquitetura
Introdução. A escultura de Gian Lorenzo Bernini. A arquitetura em Bernini, Borromini e Guarino Guarini.
Do acervo: Diana adormecida, 1690-1700, de Giuseppe Mazzuoli

Aula 2 – 1.2.2022
Barroco no âmbito italiano: pintura
A pintura de Caravaggio e Guido Reni. As grandes decorações de Pietro da Cortona e Andrea Pozzo.
Do acervo: Adoração dos pastores,1630-35, de Bartolomeo Passante e Suicídio de Lucrécia, 1625-40, de Guido Reni e Ateliê

Aula 3 – 2.2.2022
O período barroco no norte da Europa
O “Século de Ouro”: panorama, contexto e reflexões sobre a nomenclatura. A pintura de Rembrandt e Rubens. A produção de Eckout e Franz Post.
Do acervo: Retrato de jovem com corrente de ouro (autorretrato com corrente de ouro),c. 1635, de Rembrandt e ateliê. O arquiduque Alberto VII da Aústria, 1615-32, de Peter Paul Rubens. Paisagem com jiboia, c.1660 e _Paisagem com tamandu_á, c. 1660, de Frans Post

Aula 4 – 7.2.2022
O Barroco na Península Ibérica
A decoração religiosa portuguesa: talha barroca e azulejaria. O período de D. João V. Arquitetura Barroca em Espanha e o legado de Churriguera. A pintura de Velasquez, Ribera e Zurbáran
Do acervo: Retrato do conde-duque de Olivares, de Velazquez, Aparição do Menino Jesus a santo Antônio de Pádua [?],1627-30, de Francisco de Zurbaran.

Aula 5 – 8.2.2022
Barroco na América Latina: os casos do México e do Peru
Arquitetura Religiosa no México. Capillas abiertas e capillas posas. O Barroco Andino Híbrido. A pintura da escola de Cuzco.
Do acervo: Nossa Senhora dos Remédios, 1680-1700, Virgem de Copacabana, 1730-50, e Juizo Final, 1770-90.

Aula 6 – 9.2.2022
Barroco no Brasil
O Barroco na Bahia. O Barroco em Minas Gerais. Um breve panorama de percepções críticas acerca do barroco no Brasil, com destaque para sua relação com o modernismo.
Do acervo: São Francisco de Paula, 1760-80, atribuído a Aleijadinho

Coordenação

Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da Antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.

Conferencistas