MASP

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE PELO ACERVO DO MASP

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
14-18.2.2022
SEGUNDA A SEXTA
(5 AULAS)
Investimento

PÚBLICO GERAL
5X R$ 48
AMIGO MASP
5X R$ 40,80

Professores

FELIPE MARTINEZ

Muitas histórias da arte podem ser contadas pelo acervo do MASP. Nele, é possível encontrar obras de períodos e estilos diversos, que vão de grandes nomes da tradição até expoentes da produção contemporânea. Desde que a coleção do museu começou a ser montada em meados do século passado, o acervo do MASP tem passado por transformações que buscam aproximar a história da arte do público e pensar os rumos da produção atual. Nos últimos anos, esse movimento se intensificou em mostras como Histórias Afro-atlânticas e Histórias das mulheres, histórias feministas, que trouxeram novos artistas e novas obras para o acervo do museu. Assim, pinturas consagradas, como a Ressurreição de Cristo, de Rafael, ou O Escolar, de Van Gogh, são expostas com obras de artistas que manifestam as preocupações de nossa época: um diálogo que instiga reflexões tanto sobre a história da arte quanto sobre a produção contemporânea.
Tendo essa variedade em vista, em cinco aulas, este curso pretende discutir a história da arte a partir do acervo do MASP. Serão abordados os seguintes temas: Renascimento e Barroco, nas obras de mestres como Rafael e Rembrandt; arte moderna, nas obras de nomes como Claude Monet e Vincent van Gogh; modernismo brasileiro, por meio de artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; e a produção contemporânea de artistas como Rosana Paulino, Aline Motta e Dalton Paula.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 14.2.2022
Do Renascimento ao Barroco
Nesta aula serão discutidos alguns aspectos da arte da tradição ocidental no acervo do museu, desde nomes do Renascimento, como Sandro Botticelli, Pietro Perugino e Rafael, até destaques da época Barroca, como Antoon van Dyck e Peter Paul Rubens.

Aula 2 – 15.2.2022
Do Barroco ao século 19
No segundo encontro, serão estudadas as características das obras produzidas entre o século 18 e o século 19, nas obras de nomes como Jean-Honoré Fragonard, Eugène Delacroix, Gustave Courbet e Édouard Manet, interligando a biografia e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido.

Aula 3 – 16.2.2022
Arte moderna, de Monet a Matisse
Neste encontro será dado destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Claude Monet, Vincent van Gogh, Paul Cézanne, Pablo Picasso e Henri Matisse.

Aula 4 – 17.2.2022
Modernismo brasileiro no acervo do MASP
Na quarta aula, será visto como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira por meio de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari e Di Cavalcanti.

Aula 5 – 18.2.2022
Arte contemporânea no acervo no MASP
A última aula vai tratar da produção contemporânea presente no acervo do museu, dando destaque para obras de artistas presentes nas mostras Histórias Afro-atlânticas e Histórias das mulheres, histórias feministas, como Rosana Paulino, Dalton Paula, Flávio Cerqueira e Aline Motta.

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. Realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã, e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunsgeschiedenis (RKD) em Haia. Também é professor da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Conferencistas