MASP

Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto

2ª edição
Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
12.8-9.12.19 (17 aulas)
Investimento

Geral: 5x R$ 294,30*
Amigo MASP: 5x R$ 250,15*
*parcelamento apenas em cartão de crédito

Professores


 
Coordenação

Juliana Guide

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais do período, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.

Planos de aulas

Aula 1 – 12.08.2019
Apresentação do curso. 
Introdução: como observar uma obra de arte? Elementos e etapas fundamentais. 
Renascimento: sentidos, contextos e recortes possíveis.
Giorgio Vasari e as Vidas dos artistas. A importância da antiguidade greco-romana na Itália nos princípios da Modernidade. 

Visita a exposição Acervo em Transformação
Estátua da deusa Higeia, Sem data.

Aula 2  – 19.08.2019
O Trecento ou a “Prima Maniera”
A tradição de pintura bizantina e Cimabue. Duccio e a escola sienesa. Giotto e a escola florentina. Simone Martini e os irmãos Lorenzetti.

Aula 3  – 26.08.2019
O Quattrocento
O Concurso para a Porta do Batistério de San Giovanni. Brunelleschi e a perspectiva. A pintura de Masaccio e a escultura de Donatello. O gótico internacional.

Visita a exposição Acervo em Transformação
Maestro del Bigallo, Virgem em majestade com o Menino e dois anjos, circa 1275
Maestro di San Martino alla Palma, Virgem com o Menino Jesus, 1310 - 1320
Maestro del 1416, Madona com o Menino no trono e quatro santos, 1410 - 1415 

Aula 4  – 02.09.2019
Inovações e permanências: Alberti, Fra Angelico, Paolo Uccello, Lippi 

Aula 5  – 09.09.2019
Conferência com Cassio Fernandes
O Renascimento no Norte da Europa: os irmãos van Eyck, Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes.

Aula 6  – 16.09.2019
Para além da Toscana: Piero della Francesca e Antonello da Messina 

Aula 7 – 23.09.2019
O Vêneto:  Andrea Mantegna e Giovanni Bellini.

Visita a exposição Acervo em Transformação
Giovanni Bellini, A Virgem com o Menino de pé abraçando a Mãe (Madona Willys), 1480 – 1490) 
Andrea Mantegna, São Jerônimo penitente no deserto, 1448 - 1451.

Aula 8 – 30.09.2019
A escultura de Luca dela Robbia,  Antonio Pollaiuolo e  Andrea del Verrocchio

Aula 9 – 07.10.2019
Botticelli, Ghilardaio, Perugino e Piero di Cosimo

Aula 10 – 14.10.2019
A inflexão Leonardo da Vinci

Aula 11 – 21.10.2019
Michelangelo em seus anos iniciais: a formação inicial em Florença e a disputa com Leonardo. 
Rafael em Urbino e em Florença.  

Visita a exposição Acervo em Transformação:
Sandro Botticelli e Ateliê, Virgem com o Menino e são João Batista criança, 1490 – 1500
Piero di Cosimo, Virgem com o Menino, são João Batista criança e um anjo, 1500 – 1510
Pietro Perugino e Ateliê, São Sebastião na coluna, 1500 – 1510
Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499 - 1502

Aula 12 – 28.10.2019
O Cinquecento e a Roma do Papa Julio II        
Bramante e a nova Basilica de São Pedro.  
Michelangelo: o túmulo de Julio II e a Capela Sistina.
Rafael: as salas papais 

04.11.19
Não haverá aula – Museu fechado


Aula 13 – 11.11.2019
Michelangelo de volta a Florença: a fachada de San Lorenzo, a Capela Medici e a Biblioteca Laurenziana. Última fase de Michelangelo em Roma: Juizo Final, o Campidoglio e as obras de São Pedro.

Aula 14 – 18.11.2019 - conferência com André Luiz Tavares Pereira
Veneza: Giorgione e a primazia de Ticiano.

Aula 15 – 25.11.2019
O Maneirismo: os casos de Florença (Andrea Del Sarto, Pontormo, Rosso, Bronzino) e Parma (Correggio e Parmigianino). A escultura de Giambologna.  

Aula 16 – 02.12.2019
Maneirismo em Veneza: Tintoretto e Veronese

Visita a exposição Acervo em Transformação:
Retrato do cardeal Cristoforo Madruzzo, de Tiziano 
Jacopo Tintoretto, Ecce Homo ou Pilatos apresenta Cristo à multidão, 1546 - 1547

Aula 17 – 9.12.2019
Freiras, damas de companhia, mães e mestras: as pintoras no Renascimento italiano. As trajetórias de Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi

Coordenação

Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da Antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.

Conferencistas

André Luiz Tavares Pereira é doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor do Curso de História da Arte da UNIFESP e membro do programa de Pós Graduação em História da Arte da mesma instituição, tendo atuado igualmente na Pós-graduação em Artes Visuais da Fundação Armando Álvares Penteado e da Universidade Cruzeiro do Sul . Possui experiência na área de História Arte, com ênfase na produção artística do século 18 e atuando nas áreas de desenho artístico, história da paisagem e cenografia urbana no século 18, música historicamente informada (séculos 16 / 19), história das relações entre literatura e ilustração, relações entre arte italiana, portuguesa e brasileira, arte religiosa, e literatura brasileira do século 20, particularmente a partir das produções de Cornélio Penna e Lúcio Cardoso. Dedica-se, atualmente a projetos ligados à identificação da produção artística britânica presente em coleções brasileiras e à história do Desenho. 

Cassio Fernandes é mestre e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi professor Convidado no Mestrado (Master) em História da Arte no Kunsthistorisches Institut da Universidade de Zurique (Suíça). Atualmente é professor adjunto do departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, "O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento" (2012), e de Aby Warburg, "A Presença do Antigo. Escritos Inéditos", vol. 1 (2018).