MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Waltercio Caldas

A distancia entre..., 1997

  • Autor:
    Waltercio Caldas
  • Dados biográficos:
    Rio de Janeiro, Brasil, 1946
  • Título:
    A distancia entre...
  • Data da obra:
    1997
  • Técnica:
  • Dimensões:
  • Aquisição:
    Doação Ricard e Angela Akagawa, 2020
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.11147
  • Créditos da fotografia:
COMPARTILHE

TEXTOS



Nas quatro esculturas da série Veneza produzidas especialmente para a 47ª Bienal de Veneza, de 1997, o carioca Waltercio Caldas usou finas hastes de aço inoxidável para construir paralelepípedos vazados que evocam dispositivos museológicos, como bases ou vitrines. Dentro dessas estruturas, cada uma das obras tem uma composição que discute diferentes momentos e questões da história da arte, como as diferenças formais e conceituais entre os artistas Auguste Rodin e Constantin Brancusi, ou a relação entre imagens e palavras. No trabalho A distância entre… as linhas de metal desenham dois conjuntos de vasos e copos apoiados sobre tampos de mesas, numa referência a um gênero clássico da pintura: a natureza morta. Sobre esses “desenhos”, Caldas agrega pequenas placas de acrílico transparente gravadas com sobrenomes de artistas canônicos da história da arte europeia do século 16 ao 20, muitos deles presentes no acervo do MASP: Bosch, Velázquez, Duchamp, Holbein, Renoir, El Greco, Matisse, Ticiano, Monet, Tintoretto. A relação entre a escultura e o título, A distância entre..., nos leva a pensar sobre as possíveis aproximações e distanciamentos entre esses artistas, bem como o peso da história da arte e do cânone sobre nossa compreensão e percepção da arte.

— Leandro Muniz, assistente curatorial MASP, 2023



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP