MASP

Waltercio Caldas

A distancia entre..., 1997

  • Autor:
    Waltercio Caldas
  • Dados biográficos:
    Rio de Janeiro, Brasil, 1946
  • Título:
    A distancia entre...
  • Data da obra:
    1997
  • Técnica:
  • Dimensões:
  • Aquisição:
    Doação Ricard e Angela Akagawa, 2020
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.11147
  • Créditos da fotografia:

TEXTOS



Nas quatro esculturas da série Veneza produzidas especialmente para a 47ª Bienal de Veneza, de 1997, o carioca Waltercio Caldas usou finas hastes de aço inoxidável para construir paralelepípedos vazados que evocam dispositivos museológicos, como bases ou vitrines. Dentro dessas estruturas, cada uma das obras tem uma composição que discute diferentes momentos e questões da história da arte, como as diferenças formais e conceituais entre os artistas Auguste Rodin e Constantin Brancusi, ou a relação entre imagens e palavras. No trabalho A distância entre… as linhas de metal desenham dois conjuntos de vasos e copos apoiados sobre tampos de mesas, numa referência a um gênero clássico da pintura: a natureza morta. Sobre esses “desenhos”, Caldas agrega pequenas placas de acrílico transparente gravadas com sobrenomes de artistas canônicos da história da arte europeia do século 16 ao 20, muitos deles presentes no acervo do MASP: Bosch, Velázquez, Duchamp, Holbein, Renoir, El Greco, Matisse, Ticiano, Monet, Tintoretto. A relação entre a escultura e o título, A distância entre..., nos leva a pensar sobre as possíveis aproximações e distanciamentos entre esses artistas, bem como o peso da história da arte e do cânone sobre nossa compreensão e percepção da arte.

— Leandro Muniz, assistente curatorial MASP, 2023



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