MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Lucy Citti Ferreira

Autorretrato, 1937

  • Autor:
    Lucy Citti Ferreira
  • Dados biográficos:
    São Paulo, Brasil, 1911-Paris, França, 2008
  • Título:
    Autorretrato
  • Data da obra:
    1937
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    90 x 70,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, 2018
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.10760
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Lucy Citti Ferreira (1911-2008) nasceu em São Paulo e passou a infância e adolescência na Europa. Iniciou seus estudos em arte em 1930 no curso noturno de desenhos de modelos clássicos na Escola Regional de Belas Artes em Havre, na França, e deu continuidade a sua formação na Escola Nacional de Belas Artes, em Paris, entre 1932 e 1934. Retornou a São Paulo em 1935 e foi colega e modelo de Lasar Segall, com quem trabalhou em parceria até seu retorno à Paris em 1947. Apesar de ter deixado uma prolífica produção, a circulação de seu trabalho foi limitada pela crítica da época que a via apenas como seguidora de Segall —como se não existisse a possibilidade de uma colaboração horizontal e influência mútua entre os dois artistas. Durante sua estadia no Brasil, temas como a maternidade, retratos e autorretratos, a família, a guerra e as tensões sociais da época eram recorrentes em suas obras. Sem dinheiro para contratar modelos, Ferreira retratou amigos e a si mesma em diversas obras, fazendo uso de um espelho. A imagem que vemos em Autorretrato (1937) é possivelmente o ponto de vista desse espelho, que testemunha o início de uma nova tela. Nesta pintura, os olhos expressivos da artista atraem o olhar de quem a observa como se o conduzisse para dentro da personagem. As mãos da pintora também recebem especial atenção: retratadas em primeiro plano, portam seu instrumento de trabalho, um fino pincel e um godê – a artista é a modelo e a protagonista de sua obra. O MASP realizou uma mostra individual de Ferreira em 1953, e possui 40 obras da artista, sendo 3 pinturas e 37 desenhos.

— Mayara Santos, estagiária da Curadoria, 2020

Fonte: Instagram @masp 27.06.2020




Por Roger Gaspar
Lucy Citti Ferreira nasceu em São Paulo e passou a infância e a adolescência na Europa. Durante sua estada no Brasil, temas como maternidade, retratos e autorretratos, família, guerra e tensões sociais eram recorrentes em suas obras. Sem dinheiro para contratar modelos, Ferreira retratou amigos e a si mesma em diversas obras, fazendo uso de um espelho. A imagem que vemos em 'Autorretrato' é possivelmente o ponto de vista desse espelho, que testemunha o início de uma nova tela. Nesta pintura, os olhos expressivos da artista atraem o olhar de quem a observa como se o conduzissem para dentro da personagem. As mãos da pintora também recebem especial atenção: retratadas em primeiro plano, portam seus instrumentos de trabalho, um fino pincel e um godê — a artista é a modelo e a protagonista de sua obra.

— Roger Gaspar, Estágiario, MASP, 2023



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP