MASP

Carybé

Briga de cachorros, 1942

  • Autor:
    Carybé
  • Dados biográficos:
    Lanús, Argentina, 1911-Salvador, Brasil, 1997
  • Título:
    Briga de cachorros
  • Data da obra:
    1942
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    59 x 69,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Lais Helena Zogbi Porto e Telmo Giolito Porto, 2015
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.01622
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega

TEXTOS



O argentino Hector Julio Páride Bernabó, conhecido como Carybé, viveu parte de suainfância em Gênova e Roma, Itália. Sua primeira exposição individual foi em Buenos Aires, em 1940. Foi a Salvador pela primeira de muitas vezes, mas somente em 1950 mudou‑ se definitivamente para o Brasil. Carybé fez parte da primeira geração de artistas modernistas da Bahia, ao lado de Mario Cravo Jr. e Genaro de Carvalho (1926-1971). Foi fortemente influenciado pelo candomblé, por meio do qual estabeleceu relações com Jorge Amado (1912-2001), e ilustrou vários livros do escritor. Participou da 28ª Bienal de Veneza (1956) e de diversas edições da Bienal de São Paulo, onde recebeu o prêmio de melhor desenhista brasileiro na terceira edição (1955). Carybé deu visibilidade extraordinária para a cultura afro‑ brasileira e o cotidiano baiano, algo até então pouco explorado na arte. Briga de cachorros é feita num período em que Carybé viajava pela América Latina, embora muitas vezes agregasse na pintura elementos de sua memória brasileira. A briga de cachorros, algo típico do cotidiano de muitas cidades do continente, pode ter também raízes brasileiras. Os cachorros de raças e cores diferentes podem ser vistos como representação da violência existente em um processo de miscigenação.

— Equipe curatorial MASP, 2017



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