Em 1893, após o sucesso da primeira individual de Antônio Parreiras em São Paulo, Veridiana Prado (1825-1910), matriarca de uma rica família de cafeicultores paulistas, encomendou‑lhe pinturas de suas propriedades,
entre elas, a chácara da Consolação, na qual residia seu filho Eduardo. Em
Chácara da Consolação (residência do Dr. Eduardo Prado, atual Praça Roosevelt)(1893), Parreiras destacou as extensões frontal e lateral do lote, e as duas ruas que o delimitavam. Veem‑se o jardim gradeado, o perfil do sobrado residencial e as marcas dos trilhos dos bondes. Notam‑se também, ao
fundo da rua à esquerda da composição, alguns traços de figuras, como crianças e casais caminhando, pintados como vultos em movimento. A paisagem paulistana aparece desprovida de árvores no espaço público; elas
surgem apenas no interior dos jardins da família Prado. Destaca‑se o pinheiro ao centro da composição, revelando a influência europeia sobre o paisagismo local. Ademais, a pintura retrata a região da atual praça
Roosevelt — a via principal em primeiro plano é a rua da Consolação, e a pequena rua à esquerda é a praça Roosevelt, onde hoje localizam‑ se vários teatros.
Por Equipe curatorial MASP
No início de sua formação como pintor, nos anos 1940 em São Paulo, Arcangelo Ianelli realizou pinturas e desenhos realistas de cenas cotidianas, paisagens urbanas e marinhas. Embora naquele momento se mantivesse
ligado à figuração, seu trabalho mostra um processo crescente de simplificação formal. De 1965 a 1967 viveu na Itália, período em que caminhou do figurativismo para a abstração. Nesta pintura do acervo do MASP, o
artista trabalhou a partir de uma quase monocromia (utilização de uma única cor), criando variações tonais a partir do acúmulo e subtração de camadas de tinta. Nota-se também um diálogo entre o que está representado
acima e abaixo na pintura, ultrapassando os limites da superfície bidimensional. Trata-se de sobreposições de retângulos, estudados minuciosa e previamente pelo artista, o que imprime no suporte uma representação
desses diferentes elementos pictóricos que, no limite, figura-se como outro retângulo — tema por excelência de sua obra nos anos 1970. Com o tempo, na produção de Ianelli, foram desaparecendo as linhas que separavam
os campos de cor, o que deu lugar a nuances ainda mais sutis entre os tons. A partir dos anos 1970, Ianelli também realizou esculturas em mármore e madeira, mantendo o interesse pela sobreposição e interpenetração de
retângulos. O MASP possui quatro pinturas do artista em seu acervo.