MASP

Belmiro de Almeida

Dois meninos jogando bilboquê, Sem data

  • Autor:
    Belmiro de Almeida
  • Dados biográficos:
    Serro, Minas Gerais, Brasil, 1858-Paris, França ,1935
  • Título:
    Dois meninos jogando bilboquê
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    40 x 30,5 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Osvaldo Junqueira Ortiz Monteiro, 1947
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00286
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Em sua formação, Belmiro de Almeida vivenciou mudanças no ensino de arte no Brasil em função da transição da monarquia para a república. Ao mesmo tempo, entrou em contato com as vertentes realistas e impressionistas da arte em suas idas à Paris. Esses fatores o levaram a abandonar os tradicionais temas históricos e voltar-se para a pintura da realidade social urbana, como na obra Dois meninos jogando bilboquê, que representa uma dupla de garotos no quintal de uma casa alternando a vez para jogar com esse brinquedo de madeira no qual uma esfera é ligada por um fio a um suporte. As crianças e a arquitetura são pintadas com massas de cores uniformes, em tons de bege e cinza, verde e rosa, respectivamente, e delineadas com contornos sutis. A área externa ladrilhada da residência e a roupa de alfaiataria dos meninos são típicas do século 19, em que crianças usavam os mesmos trajes que os adultos. As crianças estão centralizadas no primeiro plano entre o jardim e a lateral da casa. Ao fundo, as aberturas da grade do muro permitem ver uma vegetação externa, ao passo que o portão enquadra o garoto à direita. Este tem suas vestes alinhadas, brinquedo em mãos e olhar concentrado em seus movimentos, enquanto o outro se diferencia por suas roupas dobradas, pés descalços e postura de espera. Centrada na interação lúdica dos meninos no ambiente doméstico, a pintura tem como tema central a brincadeira cotidiana, registrando aspectos sociais de sua época: as roupas, a arquitetura e os brinquedos característicos daquele momento histórico.

— Laura Sapucaia, estagiaria da curadoria, 2023




Por Eugênia Gorini Esmeraldo
Cena comum na infância brasileira, o quadro Dois Meninos Jogando Bilboquê mostra um menino bem vestido jogando bilboquê, observado por outro, de trajes mais simples e pés descalços, que aparentemente aguarda sua vez de jogar. Eles estão num pátio calçado, ladeado à direita por uma parede ocre e um vaso com plantas, e à esquerda por um canteiro de jardim com vegetação e arbustos. O portão escuro ao fundo, com laterais mais claras, emoldura a figura do menino que joga e faz sobressair seu rosto concentrado na atividade lúdica. O desenho delineia as figuras das duas crianças, e massas compactas definem aspectos das roupas e do cenário, conferindo solidez à obra. As linhas retas predominam na composição, principalmente à direita e na figura do menino que joga, enquanto seu companheiro, visto de lado, é mostrado em linhas sinuosas, do mesmo modo que a pequena árvore ao fundo à esquerda.

— Eugênia Gorini Esmeraldo, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca