Por Luciano Migliaccio
A palavra gemmauxindica a técnica ideada por Crotti por volta de 1925. Os gemmauxconsistem em uma justaposição de vidros coloridos, às vezes superpostos, e colados uns aos outros. Trata-se de um espesso mosaico de vidro emoldurado. Em 1937, na
Exposition des Maîtres Indépendants, no Petit Palais, em Paris, Crotti organizou uma série de projeções públicas com gemmauxe alcançou tal sucesso que decidiu aperfeiçoar a técnica, expondo os painéis em visão direta, iluminados com luzes fluorescentes. Ofereceu em seguida a Picasso a transposição em gemmaux de uma de suas telas,
La Femme à la Chaise. O mestre espanhol encomendou outra obra similar, e transposições semelhantes foram feitas também de obras de Braque, Rouault e Matisse. Desde 1945, ajudado pelo técnico Roger Malherbe, Crotti aperfeiçoou o processo
de colagem e de iluminação, organizou exposições e um ateliê. Picasso e Braque aceitaram que suas obras fossem reproduzidas com a nova técnica, e também o metrô de Paris encomendou diversos
gemmauxpara a luxuosa estação Roosevelt. Cocteau desenhou alguns cartões para Crotti reproduzi-los em gemmaux. Figura Feminina foi doada ao Masp pelos proprietários da firma Cristais Prado de São Paulo.