Por Luciano Migliaccio
A palavra gemmaux indica a técnica ideada por Crotti por volta de 1925. Os gemmaux consistem em uma justaposição de vidros coloridos, às vezes superpostos, e colados uns aos outros. Trata-se de um espesso mosaico de vidro emoldurado. Em 1937, na Exposition des Maîtres Indépendants, no Petit Palais, em Paris, Crotti organizou uma série de projeções públicas com gemmaux e alcançou tal sucesso que decidiu aperfeiçoar a técnica, expondo os painéis em visão direta, iluminados com luzes fluorescentes. Ofereceu em seguida a Picasso a transposição em gemmaux de uma de suas telas, La Femme à la Chaise. O mestre espanhol encomendou outra obra similar, e transposições semelhantes foram feitas também de obras de Braque, Rouault e Matisse. Desde 1945, ajudado pelo técnico Roger Malherbe, Crotti aperfeiçoou o processo de colagem e de iluminação, organizou exposições e um ateliê. Picasso e Braque aceitaram que suas obras fossem reproduzidas com a nova técnica, e também o metrô de Paris encomendou diversos gemmaux para a luxuosa estação Roosevelt. Cocteau desenhou alguns cartões para Crotti reproduzi-los em gemmaux. Figura Feminina foi doada ao Masp pelos proprietários da firma Cristais Prado de São Paulo.
— Luciano Migliaccio, 1998