MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Thomas Lawrence

George IV como príncipe-regente com as insígnias da Ordem da Jarreteira, Sem data

  • Autor:
    Thomas Lawrence
  • Dados biográficos:
    Bristol, Inglaterra, 1769-Londres, Inglaterra ,1830
  • Título:
    George IV como príncipe-regente com as insígnias da Ordem da Jarreteira
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    74 x 61,5 x 2,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Assis Chateaubriand, 1950
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00449
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



A obra George IV como Príncipe-Regente com as Insígnias da Ordem da Jarreteira foi apresentada à Christie’s por Lady Strathcona and Mount Royal, filha de Donald Alexander Smith, 1º barão de Strathcona and Mount Royal (1820-1914). Político inglês de grande projeção com conexões profundas com o Canadá, Donald foi também presidente do Banco de Montreal. É impossível afirmar se a obra estava em poder de sua família desde o momento da encomenda, pois encontrava-se em um leilão em Veneza no imediato pós-Segunda Guerra Mundial. O retrato representa George IV, príncipe-regente desde 1811 (quando é oficialmente declarada a cegueira e a insanidade mental de George III) e rei da Grã-Bretanha e Irlanda a partir de 1820. O modelo da obra do Masp é o grande retrato (295 x 203 cm) conservado no The Hugh Lane Municipal Gallery of Modern Art, em Dublin, presenteado pelo regente à cidade e destinado à Mansion House em c.1818. (Garlick 1989, p. 193, n. 325d). O retrato de Dublin representa-o de corpo inteiro com as vestes e insígnias da ordem da Jarreteira (The Most Noble Order of the Garter) e a mão sobre a Table des Grands Capitaines, encomendada em 18o6 por Napoleão e ofertada por Luís XVIII ao príncipe-regente em 1817. É difícil avaliar de modo conclusivo o grau de participação direta de Lawrence em casos de derivação como este. Embora a qualidade muito elevada advogue a autografia ao menos parcial da obra, o fato de se tratar de um busto deve induzir fortemente a pensar que seja um produto de ateliê, talvez com a participação direta do mestre. Como escreve Garlick a propósito do exemplar de Dublin: “this portrait established the type for the official portraits of George IV as Regent and King. After his accession the hat of the Garter is replaced by the crown”. E conclui: “A large number of replicas or part-replicas, copies and variants were produced, and the 6th Duke of Devonshire recalled (Handbook to Chatsworth, 1845) going with William IV to a room in Kensington Palace which was full of them. In a few cases Lawrence painted the greater part himself, but in the majority the work is wholly or largely by studio assistants”.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP