A obra George IV como Príncipe-Regente com as Insígnias da Ordem da Jarreteira foi apresentada à Christie’s por Lady Strathcona and Mount Royal, filha de Donald Alexander Smith, 1º barão de Strathcona and Mount Royal (1820-1914). Político inglês de grande projeção com conexões profundas com o
Canadá, Donald foi também presidente do Banco de Montreal. É impossível afirmar se a obra estava em poder de sua família desde o momento da encomenda, pois encontrava-se em um leilão em Veneza no imediato pós-Segunda
Guerra Mundial.
O retrato representa George IV, príncipe-regente desde 1811 (quando é oficialmente declarada a cegueira e a insanidade mental de George III) e rei da Grã-Bretanha e Irlanda a partir de 1820. O modelo da obra do Masp
é o grande retrato (295 x 203 cm) conservado no The Hugh Lane Municipal Gallery of Modern Art, em Dublin, presenteado pelo regente à cidade e destinado à Mansion House em
c.1818. (Garlick 1989, p. 193, n. 325d). O retrato de Dublin representa-o de corpo inteiro com as vestes e insígnias da ordem da Jarreteira (The Most Noble Order of the Garter) e a mão sobre a Table des Grands
Capitaines, encomendada em 18o6 por Napoleão e ofertada por Luís XVIII ao príncipe-regente em 1817.
É difícil avaliar de modo conclusivo o grau de participação direta de Lawrence em casos de derivação como este. Embora a qualidade muito elevada advogue a autografia ao menos parcial da obra, o fato de se tratar de
um busto deve induzir fortemente a pensar que seja um produto de ateliê, talvez com a participação direta do mestre. Como escreve Garlick a propósito do exemplar de Dublin: “this portrait established the type for the
official portraits of George IV as Regent and King. After his accession the hat of the Garter is replaced by the crown”. E conclui: “A large number of replicas or part-replicas, copies and variants were produced, and
the 6th Duke of Devonshire recalled (Handbook to Chatsworth, 1845) going with William IV to a room in Kensington Palace which was full of them. In a few cases Lawrence painted the greater part himself, but in the
majority the work is wholly or largely by studio assistants”.