MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Joaquín Torres-García

Igreja em Terrassa, 1914-19

  • Autor:
    Joaquín Torres-García
  • Dados biográficos:
    Montevidéu, Uruguai, 1874-1949
  • Título:
    Igreja em Terrassa
  • Data da obra:
    1914-19
  • Técnica:
    Óleo sobre papelão
  • Dimensões:
    33 x 42 x 0,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Pietro Maria Bardi, 1979
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00780
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Joaquín Torres-Garcia foi pintor e teórico, que, a partir dos anos 1930, ajudou a difundir as tendências abstrato-geométricas na América Latina. Formou-se em Barcelona e morou por muitos anos entre Espanha e França, onde foi um dos organizadores da revista Cercle et Carré, entre 1929 e 1930. Essa revista apresentava textos sobre arte e arquitetura de tendência construtiva. Em 1934, Torres-Garcia voltou para Montevidéu, onde relançou a revista com o título Círculo y Cuadrado (1936-43) e fundou a Asociación de Arte Constructivo, em 1935. A obra do MASP antecede esse período. Contudo, anuncia as intenções da sua “teoria do universalismo construtivo”, como a sobreposição das formas orgânicas e geométricas e a busca pela sensação de movimento na representação de cenas estáticas. Igreja em Terrassa foi pintada durante os anos em que o artista morou no vilarejo de Terrassa, próximo de Barcelona. A pintura representa a parte posterior de um conjunto arquitetônico com uma catedral, casas e muros. Torres-Garcia optou por não representar as fachadas, mas o verso dos edifícios, construindo, com este ponto de vista incomum, uma sensação de intimidade com esse local. O céu muito claro contrasta com os tons escuros dos muros; o vento aponta para a esquerda, conduzindo tanto as nuvens como os ciprestes; as largas pinceladas levam os tons dos blocos a variarem, criando uma paisagem dinâmica e, ao mesmo tempo, muito tranquila.

— Equipe curatorial MASP, 2017





Entre 1914 e 1919, Torres-García reside em Tarrasa, pequena cidade a noroeste de Barcelona, o que, fossem insuficientes os indicadores de estilo, permite datar com segurança a obra deste qüinqüênio. Em Igreja de Tarrasa, embora a demarcação das linhas da arquitetura, não mais que a planeidade e a planimetria das paredes da igreja e do casario, anunciem de modo palmar o construtivismo abstrato do decênio sucessivo, as notações líricas do jogo das manchas, dos diferenciais de luz na angulação dos muros, a presença meditativa dos ciprestes ligeiramente batidos pelo vento, o tratamento das nuvens em formações instáveis etc. revelam em Torres-García a sensibilidade de um verdadeiro paisagista, no melhor sentido desta tradição.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP