Dos dez filhos nascidos dos esponsais de Marie Leszczynska com Luís XV, em 1725, Louise-Elisabeth era a primeira, e portanto a infante, entre os sete que sobreviveram. Na seqüência, vinham Anne-Henriette,
Marie-Adélaïde, Victoire-Louise, Sophie-Philippine e Louise-Marie, além do único filho, Luís, pai de Luís XVI e morto antes do falecimento de Luís XV. É de registrar que Nattier deixou igualmente um extraordinário
retrato, conservado em Versalhes, de Louise-Marie (1737-1787), a mais jovem das seis irmãs e mais conhecida por seu nome de religiosa, a venerável Thérèse de Saint-Augustin, figura maior das carmelitas e inimiga
figadal de Maria-Antonieta.
A única a se casar foi Louise-Elisabeth, que acabara de se tornar, quando retratada em 1750, Duquesa de Parma, por sua união em 1738 com Don Filipe de Bourbon (1720-1765, segundo filho de Filipe V, rei da Espanha),
reconhecido pelo Tratado de Aix-la-Chapelle (1748) como duque de Parma de Piacenza e de Guastalla. Louise-Elisabeth, que morreria em 1759, apenas ultrapassara a idade de 20 anos quando posou para esse retrato como
Terra. Seus atributos de Cibele – com o indefectível globo terrestre, o colo descoberto, a sugerir o seio de deusa-mãe e os frutos extravasando do corno da abundância –, são também os dos trabalhos da terra, pretexto
para a representação ao fundo de um lavrador em uma planície e um povoado tipicamente paduanos, alusivos possivelmente ao seu recém-adquirido título de Duquesa de Parma. É plausível que a contraposição entre a
vegetação silvestre à esquerda e a cidade com seu campo cultivado à direita remeta ao binômio cultura/natureza em sua acepção setecentista, como aventado por Aguilar (1991, p. 31), embora permaneça mais provável a
reabsorção desta polaridade no âmbito da própria simbólica de Cibele, deusa das gerações da natureza e protetora das cidades. De onde também a estrofe que acompanha em 1757 a gravura de Bachélou: “C’est du Soleil que
je reçoy / Une vertu toujours active / Il n’est point de saison où je demeure oisive / Le bonheur des humains est ma supreme Loy”.
Louise-Henriette de Bourbon-Conti, Condessa-Duquesa de Orléans, como Hebetrata-se de uma cópia do retrato conservado no Museu de Estocolmo (n. 1186), exposto provavelmente no Salonde 1743 (e não de 1745, como afirma o catálogo da venda Christie’s do exemplar do Masp), quando do casamento do modelo. O gênero de retrato feminino com os atributos da divindade Hebe, deusa da juventude, com a águia
de Júpiter, é recorrente em Nattier, que a ele retorna por exemplo no retrato de
Madame la Duchesse de Chartres, exposto no Salonde 1745, noRetrato de Madame Caumartin(100 x 125 cm), de composição praticamente idêntica à da tela de Estocolmo, e de sua cópia paulista. Nattier além disso retratou diversas vezes Madame Henriette, sendo a versão do modelo como Flora (Museu de
Versalhes) considerada uma de suas obra-primas.