MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Maestro del 1416

Madona com o Menino no trono e quatro santos, 1410-15

  • Autor:
    Maestro del 1416
  • Dados biográficos:
    Florença, Itália, ativo entre o final do século 14 e o segundo decênio do século 15
  • Título:
    Madona com o Menino no trono e quatro santos
  • Data da obra:
    1410-15
  • Técnica:
    Têmpera sobre madeira
  • Dimensões:
    107 x 62,5 x 11,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Moinho Santista S.A., 1947
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00004
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Ao lado da Virgem, em Madona com o Menino no Trono e Quatro Santos, postam-se São Juliano (?), São João Batista, Santo Antônio Abade e São Tiago Maior. Ao centro, o vaso com os lírios simboliza a imaculabilidade de Maria, a quem Cristo estende o pergaminho que pregura o sacrifício. O manto e as vestes da Virgem foram completamente repintados, mas nas guras de Cristo e sobretudo dos santos conservam-se bem os ritmos di vagantes e o modelado cromático que fazem desta obra um estimulante exemplo da riqueza do gótico internacional em sua acepção orentina, ao tempo de Lorenzo Monaco. A obra foi atribuída ao pintor orentino Rossello di Jacopo Franchi (1376-1456) por Berenson (1932, p. 186), atribuição acolhida por Bardi (1948) e constante até hoje na documentação do museu. Já em 1933, contudo, Oner problematizava a identidade deste pintor, reorientando parte de seu catálogo para uma personalidade anônima sua, então chamada Maestro della Crocissione Griggs. Em 1966, Bellosi identicava enm essa personalidade com o pintor Giovanni Toscani, cujo desenho neogiottesco é denitivamente estranho à delicadeza gótica de nosso pequeno retábulo. Em data mais recente, o catálogo de Rossello di Jacopo Franchi foi objeto de uma tese de doutorado para a Indiana University, da autoria de Carol Peters que, rejeitando justamente a atribuição do altar do Masp a Rossello, qualifica genericamente a obra como da autoria de um “pintor provinciano do primeiro Quatrocentos” (1981, p. 304). Ao primeiro exame de uma fotograa da obra, o professor L. Bellosi não hesitou contudo em retirá-la do anonimato. Trata-se, na realidade, do assim chamado Maestro del 1416, que toma o nome de um retábulo desta data conservado na Galleria dell’Accademia de Florença, cujo perl estilístico, estudado primeiramente por Zeri (1968, pp. 66-70), apresenta tal continuidade com o de Lorenzo di Niccolò di Martino, que se poderia assimilá-lo à tardia atividade deste pintor, erroneamente considerado lho de Niccolò di Pietro Gerini (Fahy 1978, p. 376; Maetzke 1986). Já Zeri, no artigo citado, acreditando conservar-se nossa obra ainda na coleção do príncipe Fabrizio Massimo, em Roma, havia atribuído nossa pequena Madona ao Maestro del 1416 (1968, p. 69). Como Zeri, Boskovits – que conrma a atribuição desse pequeno altar ao Maestro del 1416 (comunicação oral, 22/1/1996) –, não identica este Mestre com Lorenzo di Niccolò di Martino, embora reconheça estreitas anidades estilísticas entre ambos. Para a inserção de nossa obra no catálogo deste artista, importa observar as semelhanças extremas com um idêntico altar conservado nas reservas das Galerias Florentinas, que Zeri data entre 1410 e 1415, o que fornece um parâmetro cronológico preciso à datação de nossa obra.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP