MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Emiliano Di Cavalcanti

Mulata em fundo verde, 1963

  • Autor:
    Emiliano Di Cavalcanti
  • Dados biográficos:
    Rio de Janeiro, Brasil, 1897-Rio de Janeiro, Brasil ,1976
  • Título:
    Mulata em fundo verde
  • Data da obra:
    1963
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    92 x 73 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP Banco Central
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    C.01275
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Emiliano Di Cavalcanti começou desenhando caricaturas, na segunda metade da década de 1910; participou e foi um dos organizadores mais ativos da Semana de Arte Moderna de 1922 e pouco depois viajou a Paris, onde firmou a preferência por temas brasileiros, pelos quais seria reconhecido. Ao longo das décadas que se seguiram, retratou festas populares, trabalhadores e figuras da noite carioca, como boêmios, músicos e prostitutas. Nos anos 1950, repeliu com veemência as tendências abstracionistas e se consolidou como o pintor “das mulatas” — termo pejorativo para referir-se às mulheres afro-descendentes, empregado de forma acrítica à época. Di Cavalcanti acumulou prêmios, condecorações e inúmeros convites para expor. A partir de então, recebeu muitos comissionamentos de retratos de membros das classes abastadas, a exemplo de Mulata em fundo verde. Assim como na pintura clássica, a modelo está centralizada, ocupando quase integralmente a tela. Ainda que o decote proporcione certa sensualidade à figura feminina, ela aparece sem maquiagem, vestida de branco e com as mãos no colo, indícios de uma senhora recatada — reforçando a hipótese que se trata de uma encomenda. A bem dizer, desde a década de 1950 as cenas de rua e os tipos populares foram sendo substituídos por retratos de mulheres afinadas, de pescoço alongado, placidamente sentadas diante de um fundo construído com formas geométricas. Os retângulos coloridos (aqui em tons de verde) contrastam com as curvas do corpo, projetando a personagem para frente. Uma fórmula convencional e decorativa, mas que lhe garantiu o sucesso até o fim da vida.

— Regina Teixeira de Barros, Curadora coordenadora, Curadora de acervo, MASP, 2023



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP