Aos 15 anos, além de garçonete nos bares de Montmartre, Suzanne Valadon tornou‑ se modelo para artistas como Henri de Toulouse‑ Lautrec (1864-1901) e Pierre Auguste Renoir (1841-1919). Renoir a introduziu na cena
artística, depois de conhecer seus desenhos. Começou a desenhar aos 17 anos, quando teve seu filho, o pintor Maurice Utrillo (1883-1955), de paternidade desconhecida. Foi a primeira mulher a exibir seus trabalhos no
Salon des Beaux‑ Arts de Paris, em 1894. Na ocasião, o pintor Edgar Degas (1834-1917) comprou alguns de seus trabalhos e a incentivou a investir na gravura, abrindo‑ lhe as portas de seu próprio ateliê. Após 15 anos
improdutivos em sua carreira, que coincidem com seu primeiro casamento, Valadon voltou à ativa em 1909. Manteve as cores saturadas de seus desenhos em pastel, tomando emprestado de Degas temas como banhistas e nus
reclinados. Em 1924, participou de exposições que reuniram mulheres artistas em Paris, recolocando seu trabalho em evidência. Na obra do MASP,
Nus, uma mulher lê, deitada de bruços sobre a grama, enquanto a outra, sentada, arruma os cabelos e insinua o tamanco amarelo entre as pernas da primeira. Os tons rosados e alaranjados de seus corpos, bem como as linhas
que os contornam, projetam‑ nas para o primeiro plano, sobre as massas de verde da grama, da vegetação e dos tijolos da mureta.
A obra Nuspode ser aproximada de outra tela de 1919, aVênus Negra, conservada no Museu Municipal de Menton, França, por suas referências comuns a Degas.